CUIABÁ, 24 A 30 DE OUTUBRO DE 2013
TRESCINCO
Uma história
de sucesso
Por trás de muitos casos de sucesso estão histórias fascinantes e
que certamente dariam um belo roteiro para um filme. É o caso, por
exemplo, da história de Sango Kuramoti, proprietário das
concessionárias de veículos Trescinco e Ariel. Quis o acaso que em
1972, acompanhado de sua esposa Matiko Kuramoti, Sango tomasse
um voo em Rio Branco com destino a São Paulo, que por conta de
problemas técnicos teve que fazer uma parada em Cuiabá. Assim
como os demais passageiros do voo, o jovem nissei que acabava de
voltar do Norte do Brasil, onde havia ido à procura de terras com a
intenção de se tornar fazendeiro, teve de passar uns dias na capital
mato-grossense.
Foi então que Kuramoti percebeu que àquela época havia um
número bastante reduzido de veículos circulando pelas ruas, embora a
cidade estivesse em pleno desenvolvimento. Apostando em sua
intuição comercial e no tino empreendedor, o jovem, cuidadosamente,
realizou uma pesquisa de mercado reunindo dados para compor um
diagnóstico sobre o potencial da cidade, em relação ao comércio de
automóveis. A partir desta pesquisa, Kuramoti teve a certeza de que
Cuiabá necessitava de um mercado que atendesse às demandas de
sua população.
O jovem não pensou duas vezes e encaminhou um relatório à
Volkswagen do Brasil, que, de pronto, lhe permitiu o uso da marca na
capital mato-grossense. Nesse momento, mais um fato curioso
passava a ‘rondar’ a história do jovem empreendedor. Inicialmente, a
multinacional forneceu a Kuramoti uma frota de 35 veículos e, em 2
de outubro de 1972, a Trescinco Distribuidora de Automóveis passava
a atuar na cidade com o apoio de 35 colaboradores. Os que
imaginavam que os números 3 e 5 estavam cruzando por acaso o
caminho de Kuramoti naquele momento se enganaram. Três e cinco,
se traduzidos ao japonês, correspondem às sílabas ‘San’ e ‘Go’, que
formam o nome do presidente e fundador da Trescinco: Sango.
Em meio a curiosidades e coincidências, a Trescinco foi se
desenvolvendo e, em 1990, o mesmo grupo empresarial fundou a
Ariel Automóveis Várzea Grande Ltda. De lá pra cá, muitos feitos
foram alcançados pelas duas concessionárias. Destaque para o
prêmio ‘Diamante’, recebido nos anos de 2009, 2011 e 2012,
durante a campanha Alta Performance, criada pela multinacional para
medir e premiar o desempenho dos concessionários, e em relação
ao atendimento e serviços prestados ao cliente Volkswagen.
Somadas as duas empresas, a estrutura de pessoal contabiliza
hoje mais de 500 funcionários. Ainda que Trescinco e Ariel estejam
situadas nas duas maiores cidades mato-grossenses, a área de
atuação se estende a mais de 20 municípios do Estado. O gerente de
marketing do grupo, Ismar de Assis, destaca a preocupação da
empresa com a qualidade, investindo em treinamento. “Possuímos,
inclusive, dentro de nossa estrutura, um centro de treinamento técnico,
homologado pela própria montadora”.
Ao longo dos mais de 40 anos de história do grupo, é possível
afirmar que mais de 200 mil pessoas já tiveram o sonho do ‘carro
próprio’ realizado. Sango Kuramoti credita o sucesso das
concessionárias ao trabalho e esforço de todos os trabalhadores, além
da filosofia da empresa de trabalhar com honestidade e
transparência, acreditando e investindo nos seus colaboradores e
buscando sempre satisfazer os desejos dos clientes.
Por Camila Ribeiro. Fotos: Mary Juruna