CUIABÁ, 12 A 18 DE SETEMBRO DE 2013
GRUPO CASELI
100 lojas marcam
explosão nacional
Em agosto de 1978 se instalava na Avenida Getúlio Vargas, em Cuiabá, a loja de
departamentos inicialmente chamada Maracanã Tecidos. Talvez o fundador Ailton Caseli
sequer imaginasse que a loja por ele inaugurada se transformaria na maior rede de varejo
de moda do Centro-Norte do país e uma das dez maiores do Brasil.
Tamanha grandiosidade da empresa pode ser demonstrada pelo fato de a Lojas
Avenida estar presente em 13 estados brasileiros e recentemente, ter atingido a marca de
número 100. “A inauguração da centésima loja é entusiasmante e representa o coroamento
de um trabalho de 35 anos”, avalia o vice-presidente da Avenida, Cristian Caseli, ao
lembrar que a loja que nasceu na capital mato-grossense aos poucos foi se expandindo
para o interior do Estado e daí em diante tomou conta de outros pontos do país.
Caseli assegura que “o trabalho não para por aqui”. A intenção é que a Avenida
chegue a todo o território nacional. “É um trabalho que vai sendo feito aos poucos, de
acordo com oportunidades que vão aparecendo no mercado, e assim o grupo vai
crescendo”. Orgulhoso, o empresário ressalta que nos três últimos anos a Avenida
conquistou o prêmio ‘Melhores Empresas para Trabalhar’ no país, fato alcançado por
apenas duas empresas em todo o Centro-Oeste. “Por três anos consecutivos conquistamos
esse selo, que mostra a importância do nosso trabalho, a seriedade que temos com nossos
colaboradores”.
O grupo tem hoje mais de 2 mil funcionários e Caseli garante que eles representam o
maior ativo da empresa. “Procuramos o tempo todo dar oportunidade de crescimento para
os colaboradores. Sempre que precisamos contratar alguém, pensamos primeiro no
colaborador que já está dentro da empresa antes de trazer alguém de fora”, destacou o
empresário, ao ressaltar que o selo conquistado “também é uma forma de coroar o
trabalho de valorização do nosso colaborador”.
O jovem empreendedor também acredita que o diferencial da empresa é a grande
identificação com o cliente. “A Avenida sabe quem é o seu cliente, reconhece esse cliente e
procura trabalhar sempre para atender as necessidades dele. A Avenida faz uma
propaganda direta, sincera e objetiva”, aponta.
Atenta ao crescimento do poder de compra das classes C e D, a Avenida trabalha de
forma a contemplar especificamente este que é seu público-alvo, no entanto, sem deixar de
lado os demais públicos. “Temos lojas nas mais diferentes situações. Em alguns municípios
pequenos, a Avenida é a melhor loja da cidade, lá compra a mulher do prefeito, do
vereador, todo mundo compra. Nas capitais temos um posicionamento mais voltado ao
público C e D. Mas de maneira geral, vendemos para todo mundo”, acrescenta o vice-
presidente do grupo. Ele ressalta também que além da Avenida – que trabalha com
confecção, cama, mesa e banho – o grupo ainda conta com as lojas Giovana, atuando no
ramo da venda de calçados. O Centro de Distribuição do grupo está localizado em Campo
Grande, MS, e de lá saem os produtos que são entregues para todas as lojas do país.
Por Camila Ribeiro. Fotos: Mary Juruna e Divulgação