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CIRCUITOMATOGROSSO
CUIABÁ, 22 A 28 DE AGOSTO DE 2013
POLÊMICA
P
G
6
MT-130
Serviço de tapa-buracos enviado pelo governador Silval Barbosa para conter manifestantes é ‘de última qualidade’.
Por: Sandra Carvalho e Jaqueline Hatamoto. Fotos: Jaqueline Hatamoto
Caos e denúncia de superfaturamento
Revolta a indignação.
Esse é o sentimento que
toma conta dos
moradores de Primavera
do Leste e Paranatinga ao
se referirem às péssimas
condições da MT-130,
que une os dois
municípios, e também dos
usuários. O asfalto da
rodovia estadual se
transformou num queijo
suíço e a tão prometida
operação tapa-buracos
até começou esta
semana, após a pista ser
interditada por
manifestantes, mas o
serviço já
é visto
como
paliativo
e
sinônimo
de
desperdício
de
dinheiro
público.
Como
pano de
fundo do
descaso
com a
MT-130,
denúncia do deputado
estadual Zeca Viana de
que a Secretaria de
Estado de Transporte e
Pavimentação (Setpu)
estaria licitando a obra
de recuperação da MT-
130 por R$ 56 milhões e
que este valor estaria com
um sobrepreço de até
220%. A licitação está
parada porque um dos
empreiteiros que
participaria do certame
teve a pasta com toda
documentação roubada
dentro da Setpu por
homens armados.
Cansados de esperar, usuários
trancam “Rodovia daMorte”
Diante da pressão
pelo fechamento
indeterminado da MT-
130, o governador Silval
Barbosa (PMDB) chegou
a atender os
manifestantes e oferecer
uma proposta paliativa
para a recuperação da
MT-130 que liga
a s cidades d e
Paranatinga e Primavera
do Leste. O paliativo já
chegou à região, mas a
qualidade do serviço
revoltou ainda mais os
usuários e a população
da região. Além do
material ser levado de
Cuiabá – o que
demanda tempo –, a
qualidade do tapa-
buracos não deve permitir
que o serviço aguente por
mais de 30 dias.
O secretário de
Estado de Transporte e
Roubo de documentos
impediu licitação
Dezoito anos após a
primeira manifestação em
que produtores da região
pediam ao governador
da época o
recapeamento da MT-
130, novamente a
população se uniua fim
de chamar a atenção do
governo para a situação
da rodovia e, com o
apoio de vereadores e
prefeitos, fecharam a MT-
130 no dia 12 de agosto.
Além de Primavera do
Leste e Paranatinga, se
juntaram na luta Santo
Antônio do Leste e
Gaúcha do Norte e ainda
o distrito de Santiago do
Norte.
“Desculpe pelo
transtorno, estamos
lutando pela MT-130” foi
o slogan do protesto que
inclusive contou com um
acampamento montado
logo após o rio Cumbuco,
a 35 km de Primavera do
Leste.
De acordo com Jorge
Zamar, um dos líderes do
protesto, foi preciso
bloquear a pista com
apoio de moradores e
usuários para que o
governo olhasse para o
problema. “Nós apoiamos
essa manifestação, pois
esta rodovia está horrível.
Em questão de fluxo da
safra que sai desta região,
eu a considero uma das
piores do Brasil e se
pagamos impostos
merecemos algo de
qualidade”,analisa o
motorista
ImocirTodescatto.
O assessor de Meio
Ambiente de Primavera,
Adriano Voigth, engrossa
o coro: “Hoje nós temos
aqui um dos principais
corredores de grãos. Essa
rodovia existe desde 1985
e com o passar dos anos
e dos governos foram
feitos poucos investimentos
e o resultado é uma
malha viária destruída e
esquecida”.
Campanha pe l a r e c upe r ação da r odo v i a t en t a
s en s i b i l i z a r o go v e r no a ag i l i z a r r e c apeamen t o
s en s i b i l i z a r o go v e r no a ag i l i z a r r e c apeamen t oo
Paliativo prometido por Silval
é criticado por usuários
Pavimentação, Cinésio
Nunes de Oliveira,
informa que apenas uma
equipe foi enviada à
região e que já está
sendo publicado novo
edital para o serviço
completo de restauração.
Porém, a ordem de
serviço só deve ser dada
daqui a 60 dias, se não
houver nenhum
impedimento no processo
licitatório. “Ela não é uma
rodovia tão antiga, mas
como não sofreu
nenhuma intervenção forte
nos últimos anos, chegou
ao ponto de ficar
intransitável”, diz o
secretário reconhecendo
que a operação tapa-
buracos que está sendo
feita no local é mesmo
apenas um paliativo para
“conter a fadiga violenta
da rodovia”.
O s e r v i ço pa l i a t i vo j á chegou à r eg i ão , ma s a
qua l i dade r e v o l t ou a i nda ma i s o s u s uá r i o s
No dia 1º de
agosto, a licitação que
escolheria a empresa
para fazer os trabalhos
num trecho da MT-130
foi cancelada depois
que dois homens
armados entraram na
sala de licitação da
pasta, que fica no
Centro Político
Administrativo, em
Cuiabá, e roubaram os
documentos de uma
empresa que pretendia
participar do processo
licitatório, pouco antes
da abertura dos
envelopes de propostas.
O fato ocorreu
quando um funcionário
da empresa Minuano
Construções e Comércio
Ltdachegou para
cadastrar a papelada
com a proposta
avaliada em torno de R$
899.711,19, junto à
Secretaria de Estado de
Infraestrutura (Sinfra).
Conforme a
assessoria da Sinfra, o
documento não tem
valor algum, apenas
revela o valor proposto
pela empresa que
participa da licitação,
cujo objetivo é realizar o
trabalho de conservação
e manutenção de
rodovias pavimentadas
na MT-130 entre
Primavera do Leste e
Paranatinga, um trecho
de 120 km.
O proprietário da
empresa, João
Marcondes, diz que o
roubo pode ter sido
encomenda de alguma
concorrente para impedir
que sua proposta fosse
habilitada. Como o
certame foi cancelado, o
início da recuperação do
trecho foi adiado.
(Colaborou:
ValquiriaCastil)
Donos de emp r e i t e i r a acham que o r oubo pode
Donos de emp r e i t e i r a acham que o r oubo pode
Dono
t e r s i do encomenda de a l guma conco r r en t e
“É lamentável a
lerdeza com que
o governo trata o
problema das rodovias.
Parece que temos um
asfalto descartável e o
fluxo intenso e pesado
tem deixado vários
trechos muito perigosos
que vêm provocando
acidentes graves. Não é à
toa que a MT-130
ganhou o título de
‘Rodovia da Morte’.
Precisamos poupar vidas
e veículos”, critica Zeca
ao lembrar que a rodovia
faz parte de uma das
principais
rotas de
escoamento
da
produção
agrícola de
Mato
Grosso.
Cem por
cento da
produção
das cidades
de Gaúcha
do Norte e
Paranatinga
são
escoadas
através da rodovia, que
atinge outros grandes
polos de produção como
Santo Antônio do Leste,
Itaquerê e a Grande
Primavera do Leste.
Presidente da Frente
Parlamentar da
Agropecuária, Zeca fala
também de sua
preocupação com relação
aos produtores que o
procuram indignados com
a demora na recuperação
da rodovia. “A MT-130 é
uma via de extrema
importância para o
Estado, não só pelo
escoamento e
recebimento de insumos
para a produção e pela
interligação dos
municípios, mas por
promover o
desenvolvimento de todas
as regiões”.
O prefeito de
Primavera do Leste, Érico
Piana(DEM),lembra que
desde que assumiu a
Prefeitura tem feito
reivindicações ao
governador em relação à
rodovia. “Venho fazendo
constantes gestões no
sentido de que o governo
faça algo para recuperar
esta rodovia. Já foi feito
um levantamento para
saber o que é necessário
e sempre estamos
cobrando, afinal vidas
estão sendo perdidas e a
tendência é que fique
cada vez pior, uma vez
que a parte feita de
concreto também está se
deteriorando”.
Já o prefeito de
Paranatinga, Vilson Pires
(PRP), observa que a
recuperação da rodovia
é um anseio de toda a
população. “Chegamos
a um ponto crucial, a
população não está mais
agüentando; trata-se de
um anseio de todos, e se
por acaso o Governo do
Estado não tomar uma
atitude, vamos continuar
com esta paralisação,
até que governador nos
ouça e faça alguma
coisa”.
A MT-130 tem em
toda a sua extensão cerca
de 700 km, começando
em Rondonópolis até a
antiga BR-080, atual MT-
322, no Norte do Estado.
“A MT-130 é
uma via de
extrema
importância
para o Estado”
A MT- 130 , que j á é conhec i da como Rodov i a da
Mo r t e , e s t á p r a t i c ame n t e i n t r an s i t á v e l
Gov e r nado r r ecebeu man i f e s t an t e s , en t r e e l e s o p r e f e i t o de
P r i ma v e r a , É r i c o P i ana , ma s s ó l i be r ou pa l i a t i v o
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