EDIÇÃO IMPRESSA - 454 - page 3

CENAS DA CIDADE
Por Mary Juruna
CIRCUITOMATOGROSSO
CUIABÁ, 22 A 28 DE AGOSTO DE 2013
PONTO DE VISTA
P
G
3
PÉROLAS
CARTA-CONVITE
SOBE
DESCE
Coloque você também a Boca no Trombone
através do
Obra de arte - Pintada pela Natureza
Esses amarelinhos mais sabem atrapalhar o trânsito
do que qualquer outro coisa. Frequentemente, muitos
deles tomam conta da avenida Fernando Corrêa, para
“auxiliar” o trânsito. Não sei se os semáforos dão
alguma pane, ou sei lá o que acontece. Só sei que o
trânsito, que já anda um caos, vira uma completa
bagunça. Os amarelinhos liberam os veículos de um
lado por cinco minutos, enquanto que do outro lado vai
se formando aquela interminável fila. Tudo isso no
horário de pico. Muitas vezes percebo que os sinais
estão sim funcionando, então pra que os amarelinhos?
Não sei se é mesmo necessário, posso estar falando
besteira, pode ser que eles tenham sim que ficar em
alguns cruzamentos, mas parece que se a função deles
era pra auxiliar e ajudar na melhoria do trânsito em
situações como esta, as coisas não andam funcionando
como deveriam.
T
romboneiro: Vitor Silva de Jesus
Esta semana cheguei a ligar para a reportagem do
Circuito por causa da paralisação da obra na
Trincheira Jurumirim. Pelo que vi, o pessoal que
trabalha lá está sofrendo “horrores”. As pessoas trazem
os trabalhadores dos lugares mais distantes possíveis,
principalmente de estados do Nordeste e quando eles
chegam aqui, coitados, recebem uns salários que
ninguém merece. E como eu pude ver, a reclamação
deles é também porque estão sofrendo quando
precisam ir pra casa, eles têm o direito de ir, mas
acabam tendo que pagar as despesas com o dinheiro
do bolso deles, isso porque a empresa, com certeza,
não deve estar cumprindo com o acordo que fez.
Coitados dos trabalhadores, que saem de perto da
família para conviver com situações como essa. E não
adianta falarem: “Então, por que não vão embora?”. O
problema é que a empresa não manda ninguém
embora, né? Fica esperando que os trabalhadores
peçam as contas pra saírem com uma mão na frente e
outra atrás.
Tromboneira: Liliane Arruda dos Anjos
Essa prefeitura está deixando a desejar. Até vi que
já comentaram isso aqui, mas vale reforçar. Me diz qual
a lógica de ficar pavimentando ruas que estão boas ao
invés de asfaltar aquelas não pavimentadas e que a
população há tempos sonha em ver o asfalto na porta
de suas casas. Primeiro veio o Galindo com a conversa
de Poeira Zero, que ia asfaltar não sei quantos bairros
e deu no que deu: uma meia dúzia de ruas que foram
asfaltadas. Agora vem o Mauro com esse Novos
Caminhos e fica arrumando ruas que já são
pavimentadas... Por que não priorizar aquelas que mais
necessitam nesse momento? Vai entender...
Tromboneira: Simone Ribeiro – bairro: Getúlio Vargas
Tribunal do Júri presidido pela juíza Mônica Siqueira – pela
condenação de Carlos Henrique Carvalho, que matou o
enteado Ryan Alves, 4 anos, e a ex-sogra Admárcia Alves.
Prefeitura de Cuiabá e governo federal – pelo
investimento de R$ 236 milhões no programa Cuiabá
Sem Miséria, que visa amparar famílias que vivem
abaixo da linha da extrema pobreza.
Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh-MT) –
pela abertura de sindicâncias para apurar supostas
facilitações de fugas e agressões em presídios do Estado.
Chapada dos Guimarães – obras do Centro de Educação
Infantil estão paralisadas desde dezembro de 2012. Além
de aceitar o abandono da obra, município pagou R$ 80
mil a empresas que não realizaram serviços.
Santo Antonio do Leverger – município tem um montante
de dívida no valor de R$ 10 milhões, o que inviabiliza o
recebimento de recursos federais e estaduais.
Oito servidores da Secretaria Estadual de Meio
Ambiente (Sema) presos por envolvimento em
esquema de fraude de fiscalização da pesca em MT.
CE L E I RO DO MUNDO… ME SMO!
A supersafra de milho mais uma vez obriga
produtores a estocarem os grãos a céu aberto.
Montanhas gigantescas de milho colorem a cena
no campo ao lado dos silos, cujo espaço é
insuficiente face aos 24% a mais de produção
em relação ao ano passado. O Estado deve
atingir a marca de 18,6 milhões de toneladas de
milho. Por outro lado, produtores sofrem com a
baixa cotação e ainda falta de janela para
exportação nos portos de Santos e Paranaguá.
CONT RAS T E GR I TANT E !
Na contramão desta superprodução, o
Estado ainda padece com o gargalo logístico,
que no Governo Silval atinge os piores níveis da
última década. A atual gestão não é capaz de
realizar a manutenção da malha asfáltica
produzida e recuperada no Governo Maggi.
Rodovias importantes para escoamento da
safra, como as MTs 010 e 130, estão
literalmente esfareladas. Falta vontade ou
competência?
S E R V I ÇO PORCO
Enquanto o governo vem alardeando em
propaganda oficial o bilionário e superfaturado
programa MT Integrado, a população do
entorno da MT-130 está revoltada. Conforme
mencionado, a rodovia é importante corredor
de escoamento de grãos e foi alvo de protesto
para chamar a atenção do governo. Após o
bloqueio da estrada, o governador Silval
mandou uns pedriscos para uma malfadada
operação tapa-buracos, que segundo os
produtores da região não vai suportar 30 dias
de fluxo pesado. É pra acabar!
EM CU I ABÁ , UM AL ENTO!
O prefeito Mauro Mendes vem conseguindo
colocar o nariz pra fora do mar de problemas
que herdou de Chico Galindo e pouco a pouco
imprimindo ritmo e mostrando benfeitorias. O
recapeamento do asfalto nas ruas da capital é
o ponto alto e o mais elogiado pela opinião
pública. Tomara que o prefeito consiga agora
resolver o pepino chamado CAB – que vem
deixando famílias até 20 dias sem
abastecimento de água. Uma lástima!
EDITAL 13...
O polêmico edital
13/2013 que tem como
objeto a terceirização
da cobrança da dívida
pública a uma só
empresa privada, que
pode faturar com o
serviço mais de R$ 3
bilhões, pode voltar! É
o que garantem fontes
desta colunista... O
edital foi denunciado
pelo
Circuito Mato
Grosso
e o caso foi
parar no Ministério
Público Estadual, onde
está até o momento e
de onde precisará de
ótimos argumentos para
sair liberadinho, pois
fere diversos princípios
legais. Este edital
primeiro foi publicado
sob número 12,
cancelado e
republicado (segundo
consta, para despistar)
sob número 13...
Podemos esperá-lo
agora renumerado
para 14 ou seria óbvio
demais? Vamos
acompanhar...
F A I AD E CAM I NHÕE S
O secretário de Administração,
Francisco Faiad, que locar uma frota
imensa de caminhões com o edital de
número 040/2013. Vai ser no dia 30 de
agosto, às 14h. Fica aqui o registro.
ED I T A L 029 R E VOGADO
Por que será que o secretário Faiad
revogou o Edital 029? Tratava-se de
aquisições e acessórios de
radiocomunicação para montagem de
equipamentos de repetição, bases fixas. O
que será que pode ter acontecido?
NADA ACONT ECE
O contrato com a Gentoc Sistemas, no
valor de R$ 12.143.845,70, é um
absurdo, nada se explica e nada
acontece. Estamos de olho.
R A Y E L
Não pelo valor, mas pela atitude. A
Secretaria de Estado de Comunicação
locar máquinas fotográficas sendo que o
valor da locação ultrapassa o valor da
compra, fala sério! R$ 39 mil reais para
locar 5 máquinas... pra que isto, meu
caro? O contrato em questão é o 15/
2013.
MA I S S ECOM
A Secom também locou R$ 115 mil
em veículos (edital de número 009/
2013), mas não especifica quantos. Mas
com esse valor daria para comprar
quatro veículos novos. Num outro
contrato, mais R$ 228 mil de locação de
veículos. Afinal, quantos veículos são
necessários para atender a Secom, porque
com este dinheiro daria para adquirir pelo
menos 10 veículos.
S P T U
Caro leitor, quem vai conferir uma carta-
convite? Eu duvido que 50% do serviço sejam
feitos em alguns casos. Uma farra mesmo
que precisa ser fiscalizada de perto pelo
cidadão. Uma reforma de ponte, por
exemplo, custar R$ 146.048,00? Fala sério
que isto é verdade? A carta em questão é a
de número 154.
OUT R A PONT E
O Diário Oficial também traz a reforma
de uma ponte de madeira no rio Aragão.
Como fiscalizar se o serviço foi feito? O
valor do contrato é de R$ 139 mil e a carta-
convite é a 132.
S E CO P A
A Secretaria Extraordinária da Copa
2014 vai licitar a reforma da Salgadeira. O
edital já está na praça. É o de número 004/
2013. Vamos ver o que vai ser feito
acompanhando pelo
sitewww.mtnacopa.com.br.
A I NDA NA S ECOPA
O gordo RDC do Rodoanel de R$ 137
milhões envolve as empreiteiras Agrimat,
Atrativa e Exími e deve gerar muitos
empregos em Mato Grosso. Precisamos
acompanhar o resultado da obra, se ficará
bem feita e atenderá bem os usuários do
trecho. O RDC é o de nº 001/2013.
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