CIRCUITOMATOGROSSO
        
        
          CUIABÁ, 6 A 12 DE JUNHO DE 2013
        
        
          CAPA
        
        
          P
        
        
          G
        
        
          8
        
        
        
          Apesar de aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), as contas do Governo Silval Barbosa referentes a 2012 foram alvo de
        
        
          38 recomendações que dizem respeito a pontos cruciais e que evidenciam fragilidade do Executivo. O relatório final do TCE aponta
        
        
          um déficit milionário na Previdência, a falta de transparência na distribuição de incentivos fiscais e inclusive a inadimplência dessas
        
        
          mesmas empresas pelo não recolhimento de impostos acordados no ato da renúncia, além das ações de implementação das políticas
        
        
          de saúde terem sido classificadas como “altamente deficientes”. Por: Sandra Carvalho. Fotos: Secom e TCE
        
        
          CONTAS 2012
        
        
          Relatório final mostra Estado caótico
        
        
          O Saldo Financeiro
        
        
          Previdenciário acumulado
        
        
          dos anos de 2011 e 2012
        
        
          é deficitário no valor de
        
        
          R$725 milhões e com
        
        
          projeção para ocorrer um
        
        
          forte crescimento deste
        
        
          saldo negativo, de acordo
        
        
          com relatório do Tribunal
        
        
          de Contas do Estado
        
        
          (TCE) sobre as contas do
        
        
          Governo de Mato Grosso
        
        
          referentes a 2012. A
        
        
          perspectiva é de que a
        
        
          dívida chegue, em 2020,
        
        
          a R$8.397 bilhões, e esse
        
        
          déficit histórico só
        
        
          começaria a apresentar
        
        
          redução a partir de 2048,
        
        
          quando a dívida já estará
        
        
          em R$111.660 bilhões.
        
        
          O TCE concluiu que o
        
        
          Fundo de Previdência
        
        
          encontra-se tecnicamente
        
        
          insolvente por estar
        
        
          deficitário quanto ao
        
        
          Resultado Previdenciário e
        
        
          ao Saldo Financeiro do
        
        
          Exercício. E por isso o
        
        
          tribunal requereu ao
        
        
          governador Silval Barbosa
        
        
          que adote mediadas
        
        
          urgentes para saneá-lo. O
        
        
          conselheiro Antônio
        
        
          Joaquim considera a
        
        
          questão do déficit
        
        
          previdenciário gravíssima:
        
        
          “Se o problema não for
        
        
          resolvido, milhares de
        
        
          funcionários serão
        
        
          prejudicados”.
        
        
          O conselheiro Waldir
        
        
          Teis também fez uma
        
        
          avaliação dura sobre o
        
        
          quadro: “Houve
        
        
          contratação de servidores,
        
        
          mas há também uma
        
        
          migração de servidores
        
        
          ativos para a inatividade e
        
        
          o déficit tende a
        
        
          aumentar. Então há a
        
        
          necessidade de o Governo
        
        
          estender medidas para
        
        
          inclusive garantir a
        
        
          emissão de certificado de
        
        
          regularidade da
        
        
          Previdência Social. Esse é
        
        
          um assunto que não dá
        
        
          pra deixar do jeito que
        
        
          está”.
        
        
          Incisivo, o conselheiro
        
        
          substituto Ronaldo Ribeiro
        
        
          cobrou uma determinação
        
        
          mais expressiva no sentido
        
        
          de que o Poder Executivo
        
        
          (incluindo todos os
        
        
          poderes e órgãos do
        
        
          Estado) possa implantar
        
        
          urgentemente o regime
        
        
          previdenciário único e a
        
        
          unidade gestora única,
        
        
          que são uma
        
        
          determinação
        
        
          constitucional. “Nenhum
        
        
          Ao analisar as contas
        
        
          do Governo do Estado
        
        
          referentes a 2012, o
        
        
          Tribunal de Contas (TCE)
        
        
          fez uma triste constatação.
        
        
          A maioria das “Ações de
        
        
          fortalecimento da gestão
        
        
          do Sistema Único de
        
        
          Saúde (SUS)” e de
        
        
          “Ampliação do acesso
        
        
          com qualidade aos
        
        
          serviços” foi considerada
        
        
          altamente deficiente. De
        
        
          35 itens listados, o Estado
        
        
          foi considerado muito
        
        
          ineficiente em 22 e ótimo
        
        
          em apenas 13.
        
        
          O programa
        
        
          “Fortalecimento da Gestão
        
        
          do SUS” tem por objetivo
        
        
          aperfeiçoar a capacidade
        
        
          de gestão da Secretaria
        
        
          de Estado de Saúde
        
        
          efetivando as ações
        
        
          previstas nos instrumentos
        
        
          de planejamento. O
        
        
          orçamento do programa,
        
        
          inicialmente fixado em
        
        
          R$69,7 milhões, fechou o
        
        
          exercício com o valor total
        
        
          de R$95.543.115,24.
        
        
          Deste total foram
        
        
          executados 74,64% da
        
        
          meta financeira, o
        
        
          equivalente a
        
        
          R$71.315.638,11. Foi
        
        
          observado o cumprimento
        
        
          de 57,22% da meta física
        
        
          do programa.
        
        
          Das quinze ações
        
        
          previstas no programa,
        
        
          somente cinco tiveram a
        
        
          meta física cumprida
        
        
          adequadamente. O TCE,
        
        
          de outro lado, vê o não
        
        
          cumprimento da
        
        
          Implementação do
        
        
          Sistema Estadual de
        
        
          Regulação, que distribui
        
        
          na rede de assistência os
        
        
          O relatório das contas
        
        
          do Governo do Estado de
        
        
          2012, elaborado pelo
        
        
          TCE, aponta uma lista de
        
        
          empresas que recebem
        
        
          incentivos fiscais e que,
        
        
          ainda gozando do
        
        
          benefício, não cumprem
        
        
          com a sua obrigação de
        
        
          recolher os impostos
        
        
          devidos aos cofres públicos.
        
        
          Só do Prodei são 31
        
        
          empresas beneficiadas e
        
        
          que juntas acumulam um
        
        
          saldo devedor de ICMS
        
        
          Incentivado no valor de
        
        
          R$247,6 milhões.
        
        
          Dessa lista o TCE
        
        
          destaca quatro grandes
        
        
          empresas que recebem
        
        
          incentivos do Prodei e que
        
        
          permaneceram
        
        
          postergando o ICMS em
        
        
          2012. O saldo devedor
        
        
          dessas empresas em 31 de
        
        
          dezembro do ano passado
        
        
          era de R$2,4 milhões. As
        
        
          empresas beneficiadas pelo
        
        
          Prodei devem recolher
        
        
          mensalmente a Taxa de
        
        
          Administração de 0,02%
        
        
          sobre o Saldo Devedor e
        
        
          Fundei de 5% sobre o
        
        
          ICMS Incentivado do Mês.
        
        
          Já por meio do
        
        
          Prodeic, o Estado concedeu
        
        
          R$563,5 milhões de
        
        
          PREVIDÊNCIA
        
        
          Dívida deve chegar a
        
        
          R$111 bilhões em 2048
        
        
          de nós tem o direito ou a
        
        
          faculdade de descumprir o
        
        
          mandamento
        
        
          constitucional, além do
        
        
          fato de se essa
        
        
          providência não for
        
        
          tomada urgentemente, o
        
        
          quadro de déficits
        
        
          sucessivos e insolúveis no
        
        
          sistema previdenciário do
        
        
          Estado tende a se
        
        
          agravar”.
        
        
          Em maio de 2013 o
        
        
          governador assinou um
        
        
          termo de cooperação
        
        
          técnica com o Ministério
        
        
          da Previdência Social e
        
        
          emitiu um decreto com o
        
        
          objetivo de planejar e
        
        
          avaliar a criação de
        
        
          Fundos de Investimentos
        
        
          de Interesse do RPPS –
        
        
          Regime Próprio de
        
        
          Previdência Social de
        
        
          Mato Grosso.
        
        
          Os gastos com os
        
        
          servidores inativos e
        
        
          pensionistas consomem
        
        
          hoje cerca de R$94
        
        
          milhões de uma folha total
        
        
          de R$316 milhões/mês. O
        
        
          secretário de
        
        
          Administração, Francisco
        
        
          Faiad, já adiantou que
        
        
          por enquanto o Estado
        
        
          não pensa em adotar o
        
        
          mesmo modelo do
        
        
          governo federal que
        
        
          propõe o rompimento do
        
        
          atual modelo que
        
        
          remunera o servidor
        
        
          público inativo pelo último
        
        
          e maior salário da
        
        
          atividade, igualando-os
        
        
          aos trabalhadores da
        
        
          iniciativa privada. Neste
        
        
          caso, os trabalhadores
        
        
          são aposentados pelo
        
        
          último valor do piso do
        
        
          Instituto Nacional do
        
        
          Seguro Social (INSS), hoje
        
        
          estipulado em R$ 3mil/
        
        
          mês.
        
        
          Na proposta do
        
        
          governo federal, os
        
        
          servidores dessa esfera
        
        
          que desejarem ter uma
        
        
          aposentadoria melhor,
        
        
          além de contribuir com
        
        
          11% dos seus vencimentos,
        
        
          terão outro percentual de
        
        
          até 7%. No caso de Mato
        
        
          Grosso, no âmbito
        
        
          estadual, além dos 11%
        
        
          descontados do salário
        
        
          dos servidores públicos
        
        
          estaduais que vão para o
        
        
          Funprev, o governo
        
        
          recolhe mais 22% sobre o
        
        
          total, formando assim o
        
        
          montante que permite o
        
        
          pagamento dos salários
        
        
          dos aposentados e
        
        
          pensionistas do Estado.
        
        
          SAÚDE
        
        
          “Gestão do SUS é altamente deficiente”
        
        
          APONTAMENTO DAS
        
        
          DEFICIÊNCIAS NO SUS
        
        
          1 - OBRAS DE REFORMA/AMPLIAÇÃO DA REDE
        
        
          2 - IMPLEMENTAÇÃO SISTEMA DE REGULAÇÃO
        
        
          3 - CONSTRUÇÃO DE UNIDADES DE SAÚDE
        
        
          4 - GESTÃO DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA
        
        
          5 - IMPLEM. POLÍTICA DE GESTÃO DO TRABALHO
        
        
          6 - CONSOLIDAÇÃO DAS AÇÕES DE AUDITORIA
        
        
          7 - QUALIFICAÇÃO DE TRABALHADORES DO SUS
        
        
          8 - FORTALECIMENTO DA GESTÃO REGIONALIZADA
        
        
          9 - MODERNIZAÇÃO DA TECNOLOGIA
        
        
          10 - IMPLEMENTAÇÃO DA OUVIDORIA
        
        
          11 - EFETIVAÇÃO DOS SERVIÇOS AO DEFICIENTE
        
        
          12 - OPERAC. TRATAMENTO FORA DE DOMICÍLIO
        
        
          13 - ORGANIZAÇÃO REDE MÉDIA/ALTA COMPLEXIDADE
        
        
          14 - CONSOLIDAÇÃO MT LABORATÓRIO
        
        
          15 - ASSISTÊNCIA AO HEMOCENTRO
        
        
          16 – FORTAL. DA AVALIÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA
        
        
          17 - GERENCIAMENTO UNIDADES SOB GESTÃO DE OSSs
        
        
          18 - ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA
        
        
          19 - IMPLANTAÇÃO POLÍTICA ESTADUAL DE TRANSPLANTE
        
        
          20 - GESTÃO DO SISTEMA DE VIG. SANITÁRIA
        
        
          21 – GESTÃO DA VIG. SANITÁRIA NA REDE DE ATENÇÃO
        
        
          22 – EFETIVAÇÃO DA POLÍT. PROMOÇÃO DA SAÚDE
        
        
          pacientes que aguardam
        
        
          exames, consultas e
        
        
          cirurgias, apesar de o
        
        
          setor ter executado (gasto)
        
        
          91,24% da meta
        
        
          financeira, que
        
        
          representou R$63,7
        
        
          milhões.
        
        
          Ainda teve nota
        
        
          “altamente deficiente”,
        
        
          dentro do programa de
        
        
          “Fortalecimento da Gestão
        
        
          do SUS”, a Política de
        
        
          Gestão do Trabalho no
        
        
          SUS, com um dos piores
        
        
          resultados, já que foi
        
        
          constatada a aplicação de
        
        
          100% do recurso, mas o
        
        
          cumprimento da meta
        
        
          física atingiu apenas
        
        
          36,99% do previsto.
        
        
          Já o programa
        
        
          “Ampliação do Acesso de
        
        
          Forma Equitativa e com
        
        
          Qualidade ao SUS” tem
        
        
          por objetivo ampliar a
        
        
          capacidade e a qualidade
        
        
          da oferta de serviços de
        
        
          atenção primária,
        
        
          reorganizar e integrar a
        
        
          rede de atenção à saúde
        
        
          de média e alta
        
        
          complexidade de forma
        
        
          regionalizada, reorganizar
        
        
          a assistência farmacêutica
        
        
          e a gestão de outros
        
        
          insumos da saúde e
        
        
          consolidar a vigilância em
        
        
          saúde.
        
        
          Segundo o TCE, o
        
        
          orçamento deste
        
        
          programa, inicialmente
        
        
          fixado em R$451,80
        
        
          milhões, fechou o
        
        
          exercício com o valor total
        
        
          de R$520.870.872,53.
        
        
          Deste total foram
        
        
          executados 88,14% da
        
        
          meta financeira, o
        
        
          equivalente a
        
        
          R$459.090.250,15. Foi
        
        
          observado o cumprimento
        
        
          de 146,33% da meta
        
        
          física do programa.
        
        
          Não obstante, das 20
        
        
          ações previstas no
        
        
          programa, 12
        
        
          apresentaram resultado
        
        
          altamente deficiente.
        
        
          Observando que no caso,
        
        
          por exemplo, da
        
        
          Implantação da Política
        
        
          Estadual de Transplantes,
        
        
          a meta física foi cumprida
        
        
          em até 1.160%, porém foi
        
        
          considerada ineficiente
        
        
          porque a meta financeira
        
        
          não foi cumprida
        
        
          integralmente, ficando
        
        
          entre 55,72% e 85,90%.
        
        
          Os piores resultados
        
        
          foram constatados nas
        
        
          ações de Coordenar a
        
        
          Organização da Rede de
        
        
          Atenção a Média e Alta
        
        
          Complexidade e
        
        
          Gerenciamento das
        
        
          Unidades sob Gestão de
        
        
          Organizações Sociais.
        
        
          Essas ações apresentaram
        
        
          resultados de 66,67% e
        
        
          61,54%, respectivamente,
        
        
          no cumprimento da meta
        
        
          física, enquanto a meta
        
        
          financeira realizada foi de
        
        
          97,57% e 94,16%. Isso
        
        
          significa que houve
        
        
          poucos resultados para o
        
        
          total de investimento
        
        
          financeiro.
        
        
          INCENTIVOS
        
        
          Empresas dão calote no Estado
        
        
          renúncia fiscal, o que
        
        
          equivale a 70,03% do ICMS
        
        
          devido das empresas
        
        
          beneficiadas pelo programa.
        
        
          E foram recebidos apenas
        
        
          R$241,1, o que corresponde
        
        
          a 29,97% do ICMS devido.
        
        
          Em relação ao Porto
        
        
          Seco, o Estado deixou de
        
        
          arrecadar R$50,2 milhões
        
        
          nos últimos cinco anos, mas o
        
        
          TCE acredita que este valor
        
        
          deve ser muito maior porque
        
        
          o órgão não recebeu todos
        
        
          os dados da Secretaria de
        
        
          Indústria Comércio e
        
        
          Mineração (Sicme) para um
        
        
          relatório mais exato. Os
        
        
          técnicos do tribunal chegaram
        
        
          a essa conclusão porque,
        
        
          analisando apenas os
        
        
          incentivos do Prodeic para os
        
        
          negócios feitos através do
        
        
          Porto Seco, consta que em
        
        
          2012 foi concedido ICMS
        
        
          incentivado no valor de
        
        
          R$5,6 milhões e recebidos
        
        
          apenas R$303 mil.
        
        
          Ao fazer seu
        
        
          pronunciamento sobre o
        
        
          relatório das contas do
        
        
          Governo do Estado referentes
        
        
          a 2012, o conselheiro
        
        
          Waldir Teis voltou a
        
        
          cobrar transparência. “Eu
        
        
          anoto o problema dos
        
        
          incentivos fiscais mais
        
        
          uma vez. O que se
        
        
          observa é uma falta de
        
        
          transparência e isto foi
        
        
          apontado pela equipe de
        
        
          auditoria”, pontuou o
        
        
          conselheiro referindo-se
        
        
          também à não previsão
        
        
          de gastos referentes à
        
        
          renúncia fiscal nas peças
        
        
          orçamentárias.
        
        
          “Trata se de uma
        
        
          determinação da Lei de
        
        
          Responsabilidade Fiscal
        
        
          com base no princípio da
        
        
          transparência para que
        
        
          haja o devido controle.
        
        
          Na presidência do
        
        
          conselheiro Antônio
        
        
          Joaquim este tribunal
        
        
          constituiu uma comissão
        
        
          para, a pedido da
        
        
          Assembleia Legislativa,
        
        
          elaborar relatório
        
        
          conclusivo que subsidiou
        
        
          o parecer prévio do
        
        
          conselheiro Valter Albano,
        
        
          o que se repetiu na
        
        
          gestão do conselheiro
        
        
          Alencar Soares. E ainda
        
        
          hoje não há
        
        
          transparência na
        
        
          concessão dos incentivos”
        
        
          Pontos mais críticos das contas do Governo Silval
        
        
          Barbosa são Saúde, Previdência e saúde financeira
        
        
          Con s e l he i r o Wa l d i r Te i s vo l t ou a
        
        
          chama r a a t enção do E x e cu t i vo pa r a o
        
        
          d e s c ump r i me n t o da l e g i s l a ç ão