EDIÇÃO IMPRESSA - 472 - page 8

CIRCUITOMATOGROSSO
CUIABÁ, 23 A 29 DE JANEIRO DE 2014
CAPA
P
G
8
COPA 2014
Atrasos, erros crassos e aditivos...
A menos de seis meses do Mundial, cronograma aperta, obras atrasam e já se fala até em ‘terminal de lona’ no aeroporto
Camila Ribeiro
Enquanto em algumas
cidades-sede da Copa do
Mundo de 2014 a
população já desfruta de
estádios e outros espaços
voltados à realização do
Mundial, em Cuiabá o
andamento das obras
aquém do esperado pelo
povo e um cronograma
apertado dão o tom dos
meses que antecedem a
realização do maior
evento do esporte.
Aeroporto à beira de
receber uma “cobertura
de lona”, obra recém-
inaugurada mas já
interditada por má
qualidade e atrasos na
instalação de assentos no
estádio estão entre os
problemas que pairam
sobre a sede da Copa do
Pantanal. Muitos
inclusive foram
sinônimos de
preocupação para uma
comitiva da Fifa que
esteve em Cuiabá nesta
semana.
A Arena Pantanal,
por exemplo, que irá
receber quatro jogos da
primeira fase da
competição, já extrapolou
o prazo de inauguração,
antes previsto para
dezembro de 2013, mas
que agora deve ocorrer
na segunda quinzena de
fevereiro. O ex-jogador e
Atrasada e R$ 200
milhões mais cara
‘Muro das infiltrações’ e ‘Piscinão
do Silval’ estão entre as obras
À medida que
algumas obras são
inauguradas – ou antes
mesmo de serem
entregues à população –
problemas na execução de
tais empreendimentos já
podem ser observados. O
caso mais recente é o da
trincheira Ciríaco Cândia,
conhecida como
Trincheirinha, em Cuiabá.
Pouco menos de dois
meses após a
inauguração, a obra foi
interditada pela própria
Secopa por conta de
irregularidades. As
paredes do túnel já
apresentam rachaduras e
infiltrações, o que
inclusive já rendeu à obra
o apelido de ‘Muro das
Infiltrações’, numa alusão
ao Muro das
Lamentações, em
Jerusalém. Não obstante,
a pavimentação também já
sofre problemas.
O que também
chama atenção na
preparação de Cuiabá
e Várzea Grande para
receberem o Mundial
de 2014 é a
possibilidade de o
Aeroporto Marechal
Rondon receber uma
estrutura ‘provisória’
no terminal de
embarque e
desembarque, caso as
obras de ampliação e
reforma não fiquem
prontas em tempo. A
alternativa foi
inclusive afirmada
pela ministra da Casa
Civil, Gleisi
Hoffmann, em
entrevista ao
Valor
Econômico
no início
do ano.
Turistas e delegações podem ser
recebidos sob ‘terminal de lona’
SITUAÇÃO DAS OBRAS
Arena Pantanal
Início: Abril 2010
Prazo conclusão inicial: Dezembro 2013
Prazo conclusão atual: Fevereiro 2014
Valor inicial: R$ 342 milhões
Valor atual: R$ 550 milhões
Aeroporto Marechal Rondon
Início: Dezembro 2012
Prazo conclusão inicial: Março 2014
Prazo conclusão atual: Abril 2014
Valor inicial: R$ 77,2 milhões
Valor Atual: R$ 80,5 milhões
Veículo Leve sobre Trilhos (VLT)
Início: Junho 2012
Prazo conclusão inicial: Março 2014
Prazo conclusão atual: Dezembro 2014
– somente trecho Aeroporto-Porto será
concluído até a Copa.
Valor inicial: Estava prevista a
construção do BRT, avaliado em cerca
de R$ 350 milhões, no entanto o projeto
foi alterado para o VLT.
Valor Atual: R$ 1,477 bilhão
Trincheira Jurumirim
Início: Maio 2012.
Prazo conclusão inicial: Novembro
2013
Prazo conclusão atual: Maio 2014
Valor inicial: R$ 39,3 milhões
Valor Atual: R$ 46,6 milhões
Trincheira Santa Rosa
Início: Junho/2012
Prazo conclusão inicial: Setembro
2013
Prazo conclusão atual: Março 2014
Valor inicial: R$ 19,9 milhões
Valor Atual: R$ 22,7 milhões
Viaduto Sefaz
Início: Janeiro 2013
Prazo conclusão inicial: Outubro 2013
Prazo conclusão atual: Secopa não
informa prazo de entrega
Valor inicial: R$ 18 milhões
Valor Atual: R$ 18 milhões
Na ocasião, ela
admitiu que caso as
obras não sejam
concluídas até maio, o
Governo Federal
estuda montar uma
estrutura de lona
provisória e
climatizada para
ajudar na recepção aos
passageiros. “Não é
uma lona fina, ela
climatiza, organiza,
fica bonito, mas não
tem a durabilidade de
uma construção”,
alegou a ministra.
Mesmo admitindo a
existência de um
“plano B”, a Empresa
Brasileira de
Infraestrutura
Aeroportuária
(Infraero) alega que
os trabalhos devem ser
concluídos até abril.
Enquanto isso, o
ministro da Secretaria
de Aviação Civil da
Presidência da
República, Moreira
Franco, nega a
instalação de um
terminal de lona no
Marechal Rondon.
Segundo ele, a
implantação dessa
estrutura foi cogitada
apenas para o aeroporto
de Fortaleza, onde há
um atraso maior nas
obras. Em que pese a
proximidade da Copa,
apenas 40% das obras
do aeroporto estão
finalizadas, conforme
divulgou a própria
Infraero.
Não bastassem os
atrasos, a construção
da Arena Pantanal
ainda é destaque por
conta dos aditivos ao
contrato inicial, que
somados ultrapassam
R$ 200 milhões.
Iniciada em abril de
2010, a obra foi
orçada inicialmente em
R$ 342 milhões. O
primeiro aditivo
ocorreu em janeiro de
2011, ainda sob a
gestão da Agecopa,
elevando o custo da
obra em R$ 12
milhões. Mais tarde,
contrato 009/2010
com o Consórcio
Santa Bárbara –
Mendes Júnior sofreu
novo aditivo, desta vez
no valor de R$ 33,5
milhões.
Em julho de 2012,
quando as obras já
estavam sob a
responsabilidade da
Secopa, o contrato foi
aditivado em R$ 60,6
milhões. E, por fim, em
março do ano passado,
a Secopa pediu mais um
aditivo para contratar
serviços de tecnologia
da informação e cujo
custo ficou em R$
98.193.406,00.
Somados todos os
aditivos, a obra da
Arena Pantanal passou
dos iniciais R$ 342
milhões para R$ 550
milhões.
Ao interditar a obra
que custou R$ 7
milhões, a Secopa
inclusive admitiu a baixa
qualidade do serviço e
inconformidades com
aquilo que foi contratado
junto à Métrica
Construções. Os reparos
já estão sendo
realizados.
Outra obra recém-
inaugurada e que está
causando ‘dor de cabeça’
à população é a do
Viaduto da UFMT. A falta
de drenagem no local faz
com que se forme uma
espécie de ‘piscina’ a
cada chuva que cai na
região. O fato também
rendeu um apelido curioso
à obra, que agora é
chamada de ‘piscinão do
Silval’. Em perfis das
redes sociais, muitos
internautas ainda dizem
que ao invés do famoso
‘legado’, a Copa trará aos
mato-grossenses um
‘alagado’.
Tida a princípio como
uma das primeiras obras a
serem inauguradas pelo
Governo do Estado, o
viaduto da Sefaz segue
sem previsão de entrega.
A obra, que integra o
pacote de implantação do
Veículo Leve sobre
Trilhos (VLT), apresentou
problemas na massa
asfáltica antes mesmo de
sua inauguração e os
procedimentos tiveram de
ser refeitos. Desde então,
Governo e o Consórcio
VLT Cuiabá – que executa
a obra – passaram a evitar
falar em data de
inauguração.
membro do Comitê
Organizador Local da
Copa (COL) Bebeto, no
entanto, põe em dúvida
este calendário estipulado
pelo Governo do Estado.
Ele, que participou da
visita realizada no estádio,
mostrou bastante
apreensão quanto à
situação do gramado.
“Como ex-jogador,
uma das primeiras coisas
que a gente observa é o
gramado, e eu estou
realmente preocupado
com o que vi aqui. Penso
que o calendário é muito
justo e não acredito que o
gramado esteja apto a
receber jogo na data
definida para a partida
teste, que é 25 de
fevereiro”, desabafou o
membro do COL.
O ex-jogador ainda
ressaltou que esta é uma
situação que merece total
atenção daqueles que
estão preparando o
estádio, visto que,
segundo ele, o gramado é
“fator indispensável para
que o espetáculo seja
bonito. Ele precisa estar
em perfeitas condições de
uso”.
O governador Silval
Barbosa (PMDB), por sua
vez, tenta minimizar a
situação e garante a
entrega do estádio até 22
de fevereiro. “Quando
começamos a fazer o
estádio, fomos ver o que
havia de melhor no mundo
em relação a gramados.
Não vamos errar por esse
detalhe”, afirmou.
A instalação das
cadeiras na Arena também
foi alvo de
questionamentos por parte
da comitiva da Fifa,
liderada pelo secretário-
geral da entidade, Jérôme
Valcke. O processo teve
início na última semana e
do total de 42 mil lugares
apenas um lote com 2 mil
assentos já está no
estádio, porém nem todos
já instalados.
O cartola da Fifa
disse: “Aquelas cidades-
sede que cumpriram o
cronograma e entregaram
seus estádios em
dezembro de 2013 nos
deixaram mais
confortáveis. Assim como
São Paulo, Cuiabá teve
problemas e as obras
ainda continuam”. Mesmo
demonstrando
preocupação, Valcke disse
acreditar que o palco dos
jogos estará concluído até
o final de fevereiro.
Com prazo de entrega já extrapolado, Arena apresenta atraso
na instalação de assentos e gramado é sinônimo de alerta
Bebeto visivelmente
preocupado
Chuvas revelam falta de drenagem e obra
é apelidada de ‘Piscinão do Silval’
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