CIRCUITOMATOGROSSO
CUIABÁ, 14 A 20 DE NOVEMBRO DE 2013
GERAL
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BARRANCO
Novos deslizamentos estão previstos
Após várias contradições na Secopa, famílias começam a ser retiradas da área a fim de evitar uma tragédia.
Por: Rita Anibal. Fotos: Mary Juruna
Ministério do Trabalho
aponta novas irregularidades
As obras do
aeroporto são as que
mais concentram
irregularidades verificadas
pelos fiscais do Ministério
do Trabalho e Emprego
(MTE) em duas semanas
de vistorias. Foram três
interdições por falhas nos
elevadores, nos andaimes
e nos quadros elétricos
operados pelos
trabalhadores, além de
dois embargos por
irregularidades em
escadas e nas condições
de trabalho nas lajes.
De acordo com o
chefe de fiscalização da
Superintendência Regional
do MTE, Amarildo Borges
de Oliveira as
irregularidades no
aeroporto envolveram os
andaimes e as condições
de trabalho nas lajes. A
Infraero informou, por
meio de nota, que
mantém equipes
monitorando as
construtoras responsáveis
para que os problemas nas
obras sejam resolvidos.
Ao menos 12 obras de
mobilidade urbana da
Copa do Mundo de 2014
em Cuiabá apresentam
graves riscos à saúde ou à
segurança de seus operários.
O número é resultado da
última operação de vistoria
do MTE em 22 canteiros de
obras, que acabaram
gerando um total de 443
autos de infração.
Segundo Oliveira, as
infrações foram cometidas
pelas empresas e consórcios
responsáveis pelas obras de
ampliação do Aeroporto
Marechal Rondon, de uma
ponte na Avenida
Archimedes Pereira Lima, no
Centro Oficial de
Treinamento (COT) da Barra
do Pari, em Várzea Grande,
e nas trincheiras da Avenida
Jurumirim, do bairro Santa
Rosa e do bairro Santa
Isabel.
Nos demais canteiros
de obras, os riscos aos
operários foram
constatados em áreas de
escavação ou
aterramento, nos
equipamentos de
proteção, na estrutura
para trabalho nas alturas
e em máquinas como
betoneiras e perfuratrizes,
entre outros.
O chefe de
fiscalização explica ainda
que o número de autos de
infração gerados nas
vistorias se mantém
equiparado ao número
da operação anterior
(pouco mais de 400
autos), realizada em
março, mas observa que
há grandes motivos para
preocupação porque
todos os olhos estão
voltados para as cidades-
sede e esses problemas
acabam refletindo
negativamente no mundo
inteiro.
AEROPORTO
Obra é a mais atrasada e a mais cara
O Aeroporto
Internacional Marechal
Rondon, em Várzea
Grande (região
metropolitana de Cuiabá),
além de ter sido avaliado
como o pior dentre as 12
cidades-sede da Copa
2014, tem uma das obras
mais atrasadas e mais
caras. Segundo relatório
do Tribunal de Contas do
Estado (TCE), a obra
apresenta atraso de 90 a
120 dias e, portanto, não
deve ficar pronta em
março de 2014, como
previsto. Além disso, o
contrato de R$ 77,2
milhões com o consórcio
responsável pela obra vem
recebendo sucessivos
aditivos e o valor da
reforma já estaria em
quase R$ 100 milhões.
Sucessivos aditivos já podem ter elevado custo da obra de reforma do Aeroporto Marechal Rondon para R$ 100 milhões.
Por: Sandra Carvalho. Fotos: Mary Juruna
O governo do Estado
de Mato Grosso assinou
um aditivo contratual que
encareceu em pouco mais
de R$ 2 milhões o preço
das obras de reforma e
ampliação do aeroporto.
O contrato de R$ 77,2
milhões pela prestação do
serviço com um consórcio
de três empresas foi
assinado em dezembro do
ano passado com prazo
de conclusão em março de
2014, mas o Tribunal de
Contas do Estado (TCE)
apontou que, até julho, as
obras já haviam sido
prejudicadas por um
atraso de 90 a 120 dias.
O último aditivo foi
publicado na edição do
Diário Oficial do Estado
que circulou dia 18 de
outubro passado e,
segundo a Infraero,
embora haja verba federal
na obra, a
responsabilidade sobre a
licitação e o contrato é
estadual.
Por outro lado, a
Secretaria Extraordinária
da Copa (Secopa)
informou que o acréscimo
de R$ 2.013.743,79 ao
contrato teria sido
necessário devido à alta
dos preços de materiais
para construção e para
implementar adequação
no projeto original, dentre
outros itens da planilha
orçamentária.
Iniciadas em abril, as
obras de reforma e
ampliação do aeroporto
devem ampliar a área
atual de 5,46 mil metros
quadrados para 13,2 mil.
Já a capacidade de
passageiros deve subir de
2,5 milhões para 5,7
milhões ao ano. O projeto
foi idealizado com vistas à
Copa do Mundo de 2014.
Somente em 2013 o
Marechal Rondon foi
classificado como o pior
dos 15 aeroportos das
cidades-sede da Copa do
Mundo de 2014. A
pesquisa ouviu 23 mil
passageiros na segunda
rodada de pesquisa
trimestral da Secretaria de
Aviação Civil (SAC), da
Presidência da República.
Ao todo, os
passageiros foram ouvidos
a respeito de 41 requisitos,
que dizem respeito ao
conforto oferecido pelo
aeroporto, ao acesso até o
local, aos procedimentos
de embarque e até a
limpeza dos banheiros,
dentre outros. Sobre a
pesquisa, a Infraero emitiu
nota informando que o
aeroporto em Várzea
Grande já está passando
por intervenções com
objetivo de reverter a
insatisfação dos usuários.
A encosta do Morro
do Despraiado foi
colocada como uma das
prioridades do Plano de
Contingências e está
sendo monitorado
diariamente, pois os
deslizamentos irão
continuar acontecendo
como os registrados esta
semana durante e após
forte temporal. Segundo
a Defesa Civil do
Estado e do Município,
as ações emergenciais
visam minimizar os
danos provocados por
enchentes e
deslizamentos de terra,
como o que ocorreu
nesta terça- feira (12/
11).
Pelo menos quatro
famílias estão sob risco
iminente de terem suas
casas levadas morro
abaixo a continuar as
chuvas torrenciais que
estão caindo na capital
e todas as nove que
estão em perigo devem
deixar com urgência
suas residências. As
‘placas’ estão se
soltando ao menor
volume de chuva, a
estabilidade da encosta
está diminuindo
consideravelmente na
iminência de se soltar
por inteiro, provocando
transtornos incalculáveis.
“O Governo está
esperando uma
tragédia”, desabafou o
advogado Rubens Fiúza
Júnior, morador do alto
da encosta. O
Circuito
Ma to Gros so
publicou
em primeira mão que o
corte feito na encosta
do morro pela
empreiteira responsável
provocou um ‘reverso’
no solo, deixando-o
instável, gerando risco
de desabamento, fato
que está acontecendo
aos poucos, conforme a
intensidade da chuva.
Os moradores do local
fizeram verdadeira via-
sacra em busca de uma
solução e só
encontravam
informações
desencontradas. Depois
de algumas idas à
Secopa, finalmente na
semana passada
fecharam acordo em
terem parte de seus
terrenos desapropriados
para a construção do
muro de arrimo na
encosta.
A Defesa Civil fez
uma reavaliação do
terreno e orientou pela
saída imediata das
quatro famílias que já
passaram a dormir em
casas de parentes
enquanto procuram uma
casa para alugar. Em
contato com a
Secretaria Extraordinária
da Copa (Secopa), a
assessoria informou que
o órgão será
responsável pelo
aluguel social dos
moradores que
necessitarem deixar suas
residências durante a
construção do muro de
contenção. A Secopa
informa, também, que
após o deslizamento da
última terça- feira, vai
reavaliar as condições
do solo, podendo ser
que uma das casas
tenha de ser demolida
integralmente.
Segundo o geólogo
Mário Albuquerque
Cavalcanti, uma das
rochas está com fraturas
e formou-se uma
espécie de ‘iceberg’,
sendo que um bloco já
foi solapado: “Mexeram
numa caixa de
marimbondos”, alertou
o profissional. Caso a
contenção tivesse sido
feita previamente, com
a correção da
instabilidade do talude,
não haveria riscos de
um possível
solapamento [erosão].
Consequentemente, não
haveria situação de
insegurança para a
população local.
O Morro do
Despraiado está ao
lado do viaduto que
está sendo construído
pelo governo do Estado,
através da Secopa, para
os jogos de 2014.
Segundo o cronograma
do governo Silval
Barbosa (PMDB), a
inauguração do viaduto
está mantida para este
mês mesmo que o
problema da encosta
não tenha sido
solucionado.
A s c hu v a s e s t ão p r o v oc ando o de s l i z amen t o do
mo r r o e f amí l i a s p r ec i s a r am s e muda r à s p r e s s a s