CIRCUITOMATOGROSSO
CUIABÁ, 23 A 29 DE MAIO DE 2013
CULTURA EM CIRCUITO
PG 2
TENDÊNCIAS
Por Edmilson Eid
Edmilson é arquiteto e
festeiro oficial da
Praça Popular
NÃO SE DECEPCIONE
ALUGA-SE NEGRO 1,75M 80 KG...
Rosemar Coenga é
doutor em Teoria Literária e
apaixonado pela literatura de
Monteiro Lobato
ALA JOVEM
Por Rosemar Coenga
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n
UMA NOITE MUITO MUITO ESTRELADA
SALVE JORGE...
Caio Porto Moussalem é
cinéfilo profissional... e sociólogo
nas horas vagas.
ARTE NÚMERO 7
Por Caio Porto Moussalem
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MELHOR REMÉDIO
Por José Augusto Filho
José Augusto é diretor de
teatro e produtor de programas de
variedades
O livro
Uma
noite muito muito
estrelada
(2011)
foi publicado pela
Editora SM e
escrito por Jimmy
Liao. O autor
nasceu em Taipei,
Tailândia, em
1958. Formado
em Belas-Artes, é
um dos ilustradores
mais populares da
Ásia, com muitos
livros adaptados
para cinema e
teatro.
Esta magnífica
obra de Jimmy
Liao não é só um
livro, é uma esplêndida exposição de obras de
arte! Dos livros que li ultimamente, este está
entre os mais ricamente ilustrados. As imagens
são singulares, de um colorido muito bem
empregado, com estilo sensível e agradável
aos olhos. São poemas visuais. Lindos poemas
visuais.
Mas, espera aí, o texto que
acompanha as imagens também tem suas
qualidades! Jimmy Liao fala de uma garotinha
que não se encontra, não se encaixa entre as
outras pessoas. Seu avô é sua única
referência, seu refúgio, porém... o tempo o
leva embora e ela passa a sentir mais
claramente a solidão e a sua dificuldade em
se comunicar com o mundo.
Contudo, uma estrela brilha para a
garotinha na forma de um novo amigo, um
menino que, assim como ela, não encontra
muitas palavras para se expressar neste
mundo. Os dois, então, seguem numa jornada
transformadora, onde o sentido de nossa
existência é revelado em pequenos detalhes ou
na imensidão de um céu estrelado.
Jimmy gosta de observar o que se passa no
coração e na mente das pessoas. Suas
ilustrações, que representam o mundo por meio
do realismo mágico, casam com narrativas
singelas e poéticas, convidando o leitor a
refletir sobre as dificuldades da vida urbana,
como o sentimento de solidão e a
incomunicabilidade, tão comuns nos dias de
hoje.
Jimmy Liao, um dos autores-ilustradores
mais aclamados da Ásia, deixa claro suas
influências mostrando nas ilustrações obras do
pintor
René Magritte
e a famosa “Noite
Estrelada” de
Van Gogh
, sendo esta a principal
referência deste livro imperdível. Leiam e vocês
vão ver.
Novela está longe
de ser a minha praia...
amo mesmo é o cinema
e séries de TV. Mas não
poderia deixar de tecer
alguns comentários
sobre
Salve Jorge
, o
folhetim da Rede Globo
que chegou ao fim na
semana passada.
Começo por uma
afirmação comum aos
defensores de plantão
dos folhetins oprimidos.
“Novela é uma obra de
ficção. Quem quer
realidade que assista a
um documentário”.
Acreditar nisso é uma
enorme bobagem. É
fato que nem o cinema,
nem as séries de TV e
nem as novelas tem a
obrigação de primar pela realidade. A licença poética
serve para deixar a imaginação fluir sem barreiras
mesmo e isso é – quase sempre – bom. No caso de
Salve
Jorge
o desagradável não era necessariamente o
descaso com a realidade, mas sim o constante
assassinato da verossimilhança.
Nossos autores de novela devem parar de acreditar
que um roteiro dinâmico, bem trabalhado e com as
arestas bem aparadas é inimigo do entretenimento. A
lista de séries de TV americanas e de minisséries da
própria Globo que desmontam essa tese é infinita. Talvez
o fato de suceder um dos maiores fenômenos da história
da TV brasileira – a novela
Avenida Brasil
, de João
Emanuel Carneiro – não ajudou
Salve Jorge
a
deslanchar. Mas a maior parte da culpa deve recair
sobre as próprias escolhas da autora Glória Perez e sobre
a falta de traquejo de seu diretor-geral Marcos
Schechtman.
O festival de erros crassos acontecia quase em todos
os episódios. Desde os mais bobos tropeços de
continuísmo (como pegar um táxi e chegar ao destino em
outro); passando pela caricatura da Turquia que
transformou a longínqua região da Capadócia em um
bairro de Istambul; e culminando nos desacertos do
roteiro que, de tantos furos, mais parecia um queijo
suíço.
Porém, alguns atores fizeram de tudo pra salvar a
novela. A ‘delegata’ Helô de Giovanna Antonelli e o
advogado Stênio de Alexandre Nero demonstraram uma
boa química e uma veia cômica fantástica e se
transformaram em um dos principais centros
gravitacionais da trama. No núcleo do Complexo do
Alemão quem chamou mais atenção foram Dira Paes,
com sua dedicada Lucimar e Solange Badim que com
sua Delzuite construiu um dos personagens mais realistas
de toda a novela.
Nanda Costa se esforçou na pele da protagonista
Morena, mas a falta de química com o Théo do robótico
Rodrigo Lombardi não ajudou. No núcleo de vilões, Totia
Meireles (Wanda) e Adriano Garib (Russo) bem que
tentavam levar o trabalho a sério, mas eram diariamente
atrapalhados pelas performances sintéticas e mal
acabadas de Vera Fischer (Irina) e Cláudia Raia (Lívia).
Quem sabe a atual
Amor à Vida
se inspirará mais no
dinamismo de
Avenida Brasil
e aprenderá com os erros
de
Salve Jorge
. Porém, nesse particular, eu confesso: sou
bem pessimista. Mas quem sabe, como diria a lendária
Maria Vanúbia (Roberta Rodrigues), “isso é puro
recalque” da minha parte.
O titulo é convidativo,
mas não se anime, é apenas
o nome do novo espetáculo
de André D’Lucca que estreia
nesta sexta no Cine Teatro
Cuiabá e vai até domingo.
Nesse espetáculo, André
conta a vida de um garoto
de programa e suas
aventuras, mas o espetáculo,
no meu ponto de vista, vai
muito além da cena de
nudismo e das histórias do
personagem Lucas Hunter.
“Aluga-se negro 1,75m 80kg
malhado” é um espetáculo
que fala de escolhas e suas
consequências. Esse é um
espetáculo multimídia que
mistura cinema e teatro, pois
o ator contracena com
projeções de suas histórias, e
está recheado de cenas
picantes e também hilárias,
acredito que o público vá se
divertir bastante. Recebi
o convite do André para
dirigir esse espetáculo e
me atirei de cabeça
nesse projeto, estamos
há dois meses
gravando as cenas em
que o personagem
contracena, criando
situações e viajando
nesse universo nem
sempre tão divertido da
vida de um garoto de
aluguel.
A parceria com
André D’Lucca
começou em “Os
Segredos de
Almerinda”, no qual
dirigi a primeira
temporada e também
colaborei no texto. Nesse
novo projeto, “Aluga-se...”,
assino a direção,
colaboração no texto, no
filme e muitas outras coisas.
Sou aquele diretor que não
consegue ficar em casa
apenas delegando funções e
me preocupando apenas
com a performance e o
desempenho do ator, gosto
de me meter em tudo, desde
o figurino, a maquiagem, o
cenário, a luz, a trilha, enfim
sou aquele diretor que se
mete em tudo, mas tenho a
humildade de aceitar
opiniões e colocá-las em
prática, se são coerentes.
Nesse projeto estou tendo a
felicidade de estar
trabalhando com
profissionais da mais alta
categoria, desde o elenco
que tem mais de 40 atores,
muitos deles sendo amigos
convidados, até a equipe
técnica que tem figurino
assinado por Júlio Tavares,
trilha sonora de Rô Vaz,
maquiagem de Manu,
assistência de direção de
Renato Luz e por aí vai.
Estou ansioso para ver
esse projeto em cena e
acredito que muitos de vocês
também, então anotem aí:
ALUGA-SE NEGRO 1,75M
80KG MALHADO estará em
cartaz no Cine Teatro Cuiabá
nos dias 24, 25 e 26 de
maio, e eu espero vocês.
Vale ressaltar que esse
espetáculo é genuinamente
cuiabano, feito com
profissionais daqui,
provando que Cuiabá tem
sim profissionais competentes
capazes de promover arte e
entretenimento da melhor
qualidade. E viva a arte
local, viva o teatro! E muita
merda pra gente!!!
O orçamento para a
conclusão de sua obra é o
item mais difícil na
planilha orçamentária.
As opções que o
mercado das construções
oferece são muitas, as
variações de preços
variam absurdamente.
Como um profissional
consegue esse valor final
no orçamento por metro
quadrado?
As estimativas nunca
fecham com o orçamento
previsto no início da obra.
Geralmente o cliente vai,
durante o longo período
da construção, definindo
os materiais empregados,
assim como o preço do
mercado, ofertas ou
promoções. Os materiais
têm muitas variações de
preços justamente pelo
tipo do acabamento e
qualidade, que
influenciam muito na
finalização da obra.
Torneiras de banheiros que
vão desde 45 reais até
2.200 reais ou mais. Este
é um dos exemplos da
quantidade de materiais
de acabamento que se
exige para o término da
obra.
Profissionais, como
arquitetos, designers e
especificadores de
acabamento são peças
fundamentais no projeto
orçamentário nesta fase,
quando o erro não pode
acontecer, para que não
aconteça nenhuma
decepção no término de
sua obra. Esta é uma dica
de quem convive
diariamente com este
problema.