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CUIABÁ, 23 A 29 DE MAIO DE 2013
Prefeitura usa “farelo” para recapear
TAPA-BURACOS
Falhas nas obras e má qualidade do material são apontadas como pivô do fracasso na manutenção das vias.
Por: Mayla Miranda. Fotos: Pedro Alves.
Má execução nas
obras de recapeamento e
material de baixa
qualidade levam ao caos
a malha viária de Cuiabá
tanto na região central
quanto nos bairros
periféricos. As chamadas
“operações tapa-
buracos”, que deveriam
servir para melhorar as
condições de trafego, há
décadas se repetem.
Problema se repete há três décadas
Buracos MT: protesto
na internet
O caos dos buracos também invadirem a
internet. Na tentativa de chamar a atenção das
autoridades para o problema a população não se
cansa de divulgar nas redes sociais a sua indignação
com o descaso do poder público. Até uma Fan Page
(pagina do facebook) com o nome de Buracos MT
está em atuação há um ano e meio e já tem mais de
3 mil seguidores e está dando voz as reclamações.
Fotos, vídeos, depoimentos e charges satirizam e
divulgam os “buracos” de todos os bairros de
Cuiabá.
Para o autor da pagina Buracos MT o
publicitário Wagner Rosati é preciso que as possoas
disponibilizem um pouco do seu tempo para
reclamar os seus direitos utilizando de todas as
ferramentas necessárias para cobrar as autoridades.
E a internet tornou-se uma ferramenta ágil e acessível
para este tipo de atuação. “A pagina é um sucesso
principalmente por que dá espaço para as pessoas
cobrarem uma satisfação do poder público. Hoje
nós temos a campanha “Recapeie não Tapeie”,
para mostrar que estamos atento ás más condições
dos trabalhos realizados pela prefeitura” pontua.
O gestor da Fan Page também declara que as
divulgações já surtiram um bom efeito. “Alguns
buracos postados na pagina são tampados logo
após a publicação. Como até hoje ninguém da
prefeitura entrou em contato comigo não posso
garantir que as publicações são inteiramente
responsáveis por estes concertos. Mas a repostas da
população é bastante positiva”, garante.
A dona de casa
Katia Regina, moradora
do bairro Grande
Terceiro, há mais de 35
anos, vê os buracos
aumentarem todos os
dias na frente da sua
casa. “Nós já
procuramos a prefeitura
para saber quando vão
arrumar o bairro, mas,
nem nos responderam.
Meu irmão que tem
conhecidos na
secretaria de obras
ouviu dizer que o
dinheiro para
recapeamento do bairro
já foi até pago, mas
como você pode ver
nada foi feito”,
denuncia.
Indignados com a
situação os moradores
do bairro
confeccionaram um
banner contendo um
homem carregando o
próprio carro para não
entalar nos buracos. A
comerciante Simone
Godói relata que os
moradores já estão
cansados de serem
ignorados pela
prefeitura então se
uniram e mandaram
fazer o cartaz. “Olha
quase todos os dias
aqui você vê um carro
com o pneu rasgado ou
furado por conta dos
buracos. Já faz mais de
três anos que ninguém
vem arrumar estas ruas,
mas também quando
vem coloca um asfalto
casca de ovo que é só
chover que o buraco
volta”, relatou
indignada.
Em frente ao
estabelecimento,
populares que
avistavam a reportagem
do
C i r cu i t o Ma t o
Grosso
faziam questão
de interromper o seu
trajeto para protestar
contra a lamentável
situação do bairro.
“Você demora para
adquirir um carro que
com muito esforço vai
pagando, quando
derrepente vê o seu
bem se acabando nos
buracos”, declarou
Marcos Coelho.
Já no bairro Pico
do Amor as obras de
recapeamento
acontecem, mas a
lógica de atuação é
bastante interessante.
Na esquina entre as
ruas Euclides Motta e
Cesário Cezar os
buracos no meio das
vias foram tapados já
na ligação delas além
de não ter sido feita a
restauração os
maquinários
aumentaram o
problema. Segundo o
gestor de impressão
Joel Lunkes que mora e
trabalha no bairro a
mais de três anos não é
difícil presenciar
situações de “quase”
acidentes de trânsito na
esquina. “Como esta
rua é de mão dupla e
os carros entram na
contra mão para
desviar dos buracos a
situação é sempre tensa
no local”, informou.
Assim como as condições
das ruas e avenidas,
tomadas por verdadeiras
crateras. Todos os
investimentos
disponibilizados para
estas obras acabam
literalmente indo para o
ralo na primeira chuva,
por falta de drenagem da
pista - ação obrigatória
previstas nos projetos mais
básicos da engenharia.
Hoje a Capital possui
1.400 km de malha
asfáltica, onde a maioria
esmagadora apresenta
péssimas condições de
trânsito. Segundo dados
da Prefeitura Municipal –
executora das obras tapa-
buracos e recapeamento,
cerca de 1.000 km das
ruas pavimentadas
necessitam de
recuperação. No
planejamento municipal
estão previsto a
recuperação de 200km de
malha asfáltica por ano.
Obras estas que não irão
solucionar os problemas
de buracos se continuarem
a serem executadas como
as atuais.
De acordo com o
professor de engenharia
especializado em logística
de trânsito e
pavimentação da
Universidade Federal de
mato Grosso (UFMT)
Eudemir Pereira, cerca de
90% da malha viária de
Cuiabá está executada de
forma inadequada. As
obras de reconstrução não
são diferentes.
“Não sei o que
acontece com a
engenharia utilizada nas
ruas da cidade. Estas
adequações de
drenagem- indispensáveis
para a conservação da
malha-, que são
simplesmente angulação
da pista para que não
ajam acúmulos de água,
não são caras. Na
verdade isto não onera
em nada a obra e garante
uma durabilidade muito
maior ao trabalho de
recuperação”, informou.
Ainda para a
aprovação das obras é
necessário à entrega de
um projeto que contemple
as condições de
drenagem, tipo de massa
utilizada, espessura e
forma de execução dos
trabalhos. “Na verdade
estes projetos contemplam
todos estes requisitos, mas
sem fiscalização as obras
não são executadas de
acordo com as normas”,
ressalta Eudemir.
Outro grande
problema enfrentado pela
população mais carente de
Cuiabá está no monopólio
de atuação das obras de
recuperação de vias.
Somente neste ano foram
gastos cerca de R$ 200 mil
reias no recapeamento de
30 mil metros no bairro
Jardim das Américas, área
nobre da Capital, já no
bairro grande Terceiro há
anos não são recebidos
nenhum tipo de obra de
manutenção ou
recuperação de ruas na
região.
Há ruas que já passaram por mais de uma dezena de serviços de tapa-buracos
Prefeitura não informa gastos com serviço
Buracos em avenidas oferecem riscos a condutores e pedestres
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