CIRCUITOMATOGROSSO
CUIABÁ, 14 A 20 DE FEVEREIRO DE 2013
PONTO DE VISTA
P
G
3
PÉROLAS
CARTA-CONVITE
SOBE
DESCE
Coloque você também a Boca no Trombone
através do
CENAS DA CIDADE
Por Leandro Magalhães
Portas do centro
Na última terça de Carnaval saí de casa (na Av. do
CPA, próximo à Polícia Federal) e fui até o Supermercado
BigLar, próximo ao trevo do Santa Rosa/Perimetral. Segui
o caminho pelo centro (evitando os desvios da Perimetral).
Ao passar pela Av. Lavapés (em frente ao Shopping
Goiabeiras), procedi ao caminho normal e natural,
fazendo o acesso lateral à direita, buscando a Perimetral.
Ocorre que nesse local, bem como em todo o entorno do
Trevo Santa Rosa, foram feitas amarras/estacas
subterrâneas com o objetivo de dar sustentação à
trincheira que está sendo escavada. Numa dessas colunas
subterrâneas, já na superfície do asfalto, se desenvolveu
um enorme buraco. Uma verdadeira cratera. Não há
nenhuma sinalização. Absolutamente NADA...Caí dentro
do buraco com os dois pneus/rodas do lado esquerdo,
ocasionando um corte profundo no pneu traseiro esquerdo
(substituí pelo estepe) e cortando os fios de aço do
dianteiro esquerdo, formando um “calombo” na lateral do
pneu, inutilizando o mesmo também (que será
posteriormente trocado, junto com o traseiro, por pneus
novos, pois não é possível consertá-los). Em contato com o
gerente do BigLar naquele momento, confidenciou-me que
desde sábado de carnaval o buraco está aparente dessa
forma e que entre 30 e 40 clientes já tiveram problemas
de pneu(s) furado(s). Mantendo o devido respeito, fez uma
brincadeira comigo me desejando sorte, por eu ainda
conseguir sair rodando, pois em vários casos eram furados
sempre os dois pneus do lado que caía no buraco. E eu
pergunto: quem natural e normalmente anda com dois
estepes no carro? O meu questionamento maior é o
seguinte: quem vai arcar com as despesas? O Governo do
Estado de Mato Grosso, que tem placas literalmente
jogadas na calçada indicando uma obra? A Secopa,
responsável direta pelas obras da Copa 2014? A Ster
Engenharia, vencedora da licitação para a respectiva
trincheira? Ou vão empurrar tudo pra Prefeitura? O que
mais me deixa irado, a verdadeira ironia do destino, é
que acabei de pagar as taxas de licenciamento
obrigatório, DPVAT (Seguro Obrigatório) e IPVA, este
último na casa dos R$ 800,00 (meu carro tem a placa
final 3). Os mesmos R$ 800,00 (ou mais) que gastarei na
compra de dois pneus novos, alinhamento,
balanceamento, desempeno de rodas etc. Em suma, pago
os impostos corretamente, assim, eu deveria ter um tapete
de rodagem tanto nas vias da cidade quanto nas
estradas, e ainda sou penalizado, tendo que pagar em
dobro pelo meu prejuízo. Daí a pergunta que não quer
calar: pra que pagar impostos se eu mesmo tenho que
arcar com as consequências de uma péssima
administração do meu dinheiro? Por mais que o IPVA seja
um tributo não vinculado (sem contraprestação do Estado)
e indireto (cobrado por bens adquiridos pelo contribuinte),
não posso me calar diante de tamanha injustiça e
safadeza. Arrumem (governo, prefeitura, empresa,
Secopa) um culpado para o buraco da Trincheira Santa
Rosa. Alguém vai ter que me ressarcir!!!
Tromboneiro: Douglas Graciani
MAURO REPETE
GAL INDO
Mauro não faz o
que disse, ou seja,
repete os prefeitos
anteriores. Gastou, sem
licitar, 13 mil reais com
cada banda contratada
para o carnaval de rua:
Aprontaê, Artmanha, Jú
Baiana, Karapulsa,
Sacarolha, Sedusamba e
Swuingaê. E para
finalizar, aderiu a um
pregão de Sinop para
locar lonas, no valor de
R$39 mil, mostrando a
festa. Número do
contrato 783 de 2013.
CULTURA
A Secretaria de
Estado de Cultura fechou
2012 com gastos que
totalizaram
R$33.502.564,54. Além de repasses a dezenas de
prefeituras, a pasta financiou projetos culturais das
mais variadas finalidades.
BENEF ICI ADOS
Como o
Circuito Mato Grosso
mostrou em sua
edição 419, três ONGs pertencentes a um único
grupo foram das mais beneficiadas: Associação das
Artes Comunicação e Cultura de Mato Grosso
(Acenica), Associação dos Produtores Culturais de
Mato Grosso e Associação Casa de Guimarães.
COMUNICAÇÃO
Já a Secretaria de
Estado de Comunicação
(Secom) gastou
R$13.792.625,36 em
2012. A maioria desses
recursos foi gasta via as
agências DMD
Associados, Assessoria e
Propaganda Ltda,
Mercatto Comunicação
Integrada Ltda e Casa
D’Ideias Marketing. A
Editora de Guias Mato
Grosso recebeu, de uma
só vez, R$1.799.922,40
da Secom no ano
passado.
DESCASO
De acordo com o
Sistema Fiplan, a
Secretaria de Estado de
Esportes gastou apenas
com folha de pagamento
e despesas como energia, serviços gerais, locação de
veículos, correio, serviços de telefonia e combustível.
Ou seja, praticamente nada de investimento no
esporte, em que pese a capital mato-grossense ser
sede da Copa 2014.
CASA CIVIL
Em contrapartida, a Casa Civil gastou
R$23.361.177,28. Dentre os prestadores de serviços à
Casa Civil estão as empresas de locação de
automóveis Qualy e Sal Locadora.
Ministério Público – por instaurar inquérito para apurar
supostas irregularidades em venda de terrenos
públicos em Rondonópolis.
Vinde e Vede – mais de 100 mil pessoas participaram
dos quatro dias de programação do maior evento
religioso do Centro-Oeste.
OAB – pelas investigações para apurar ocorrência de
maus-tratos e tortura de presos por parte de agentes
prisionais, na Cadeia de Vila Rica.
BR-163 – má conservação e falta de sinalização
contribuem para o alto índice de acidentes e mortes
no trecho que liga Nova Mutum a Lucas do Rio Verde.
Prefeitura de Cuiabá – auditoria revelou dívida que se
aproxima de R$ 1 bilhão.
Mato Grosso – péssimas condições das estradas
continuam trazendo prejuízos, principalmente para
aqueles que não têm como escoar seus produtos.
MT-010
As rodovias estaduais estão de dar vergonha em plena
época de escoamento da safra. Um exemplo é a MT-010
na região de São José do Rio Claro, que corta canaviais,
plantações de soja, milho e áreas de pecuária. Os
caminhões fazem verdadeiro “zigue-zague” para contornar
os imensos buracos e em determinados trechos o asfalto
simplesmente não existe. Esta rodovia foi considerada
“modelo” de parceria entre Estado e produtores ainda no
governo de Maggi, quando foi pavimentada, e hoje
simplesmente está em completo abandono. Zero de
logística! Zero de investimento do Fethab para a finalidade
para o qual o fundo realmente foi criado!
POR FALAR EM FETHAB...
O Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab)
foi criado pelo então governador Dante de Oliveira para os
fins que formam sua sigla a partir da tributação sobre a
produção agrícola. De lá pra cá, principalmente “cá”
atualmente, o Governo do Estado vem deturpando e
desviando o investimento dos recursos, utilizando-o inclusive
para cobrir despesas com obras da Copa, que passam
bem longe das rodovias de escoamento das safras. Será
que os produtores precisam pagar a conta do Mundial de
2014?
PRESENTE DE GREGO
Menos de 60 dias depois de assumir a Prefeitura de
Cuiabá, Mauro Mendes teria confidenciado a seus pares
nunca ter imaginado uma situação tão caótica. Com uma
dívida perto de R$1 bilhão, Mendes vem sofrendo pressão
da Câmara Municipal por feitos do seu antecessor. Como é
o caso do contrato de Galindo com a Escola de Samba da
Mangueira, que conforme denúncia do
Circuito
, além de
raspar o caixa da Prefeitura em R$3,6 milhões, não cumpriu
suas obrigações contratuais e da CAB Ambiental que vem
prestando “desserviço” a Cuiabá e ainda pleiteia aumento
de tarifa, numa bola nas costas do prefeito que nem
sabia...
QUEBREM O CONTRATO!
Do montante de R$1 bilhão em dívidas, R$229 milhões
são originários da Sanecap, ou seja, a CAB pagou R$140
milhões pela concessão e largou a massa podre pra
Prefeitura digerir, ou melhor, pagar. O vereador Toninho de
Souza (PSD), ao tomar conhecimento do fato, resolveu
encabeçar campanha pela quebra do contrato de
concessão com a CAB. E aí, prefeito, vamos livrar a capital
desta herança maldita de Galindo? Nós apoiamos!
ATENÇÃO, SILVAL!
Fontes desta colunista confidenciaram que tem
secretário de Estado que teria contratado dois “leões de
chácara” para cobrar propina de contrato público. Para
quem não sabe, leão de chácara não é animal de circo,
é homem com cara de mau (e atitudes também!)
disposto a tudo pra receber uma conta em troca de um
valor fechado. É bom que o governador intervenha em
seu staff sob pena de enfrentar um escândalo de
dimensão nacional, já que os empresários chantageados
querem botar a boca no trombone!
MEIA PONTE!
É brincadeira... A pavimentação ligando Manso ao
Distrito de Bom Jardim seria quase ótima não fossem as três
pontes onde, por alguma razão não explicada, só é
possível passar um carro por vez. O engenheiro projetou as
travessias como se estivéssemos num Mato Grosso de 50
anos atrás, atravessando uma pinguela com carros de boi.
Os desavisados não entendem o que significam as placas
de aviso e demais sinalizações, de tão surreal que é a
proposta! Alguém vai acabar passando reto na outra faixa
“imaginária”...
POLÊMICOS PEDÁGIOS
Após reportagem do
Circuito
, o deputado estadual
Zeca Viana soltou o verbo sobre a situação da MT-130,
cuja praça de pedágio é a mais cara do estado, R$6,50,
sem que a contrapartida de infraestrutura esteja sendo
prestada pela concessionária detentora do contrato, a
empresa Morro de Mesa. O deputado já solicitou da Ager
uma cópia do contrato para verificar o motivo da cobrança
de valor máximo, quando o edital previa R$3,98. Bravo,
Zeca!
ESPORTE
O Governo de Mato Grosso investiu apenas
R$3.136.561,79 no Esporte em 2012, menos do que
a Prefeitura de Cuiabá repassou para a Escola de
Samba Estação Primeira de Mangueira, em torno de
R$3,5 milhões.
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