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POLÊMICA
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CUIABÁ, 20 A 27 DE NOVEMBRO DE 2013
COPA 2014
Aditivos já somam R$ 206 milhões
Em um único aditivo a obra da Arena Pantanal ficou R$ 60 milhões mais cara. O governo também pediu mais R$ 98 milhões para
serviços de T.I. Por: Sandra Carvalho. Fotos: Mary Juruna
A obra da Arena
Pantanal teve início em
abril de 2010, logo após
a demolição do Estádio
Governador José Fragelli,
conhecido como Verdão.
Inicialmente o valor
global da construção era
de R$ 342 milhões. Hoje
a obra já está custando
R$ 537,7 milhões aos
cofres públicos, R$ 200
milhões a mais, recursos
bancados integralmente
pelo Governo do Estado.
O primeiro termo
aditivo ao contrato 009/
2010 com o Consórcio
Santa Bárbara – Mendes
Júnior ocorreu em 25 de
janeiro de 2011. Na
oportunidade houve
alteração em duas
cláusulas do contrato
para justificar o aumento
do valor da obra. Num
deles foram suprimidos R$
Silval entrega viaduto do Despraiado
A obra do viaduto do Despraiado foi entregue
nesta segunda-feira, 18 de novembro, com oito
meses de atraso e ainda inacabada. Falta asfaltar a
pista sob o elevado e construir um muro de arrimo
numa encosta que está deslizando e colocando em
risco as famílias que moram no alto do morro. É a
primeira grande obra da Copa inaugurada pelo
governador Silval Barbosa (PMDB). Durante a festa
de entrega do viaduto ele garantiu que todas as
obras em andamento ao longo da Avenida Miguel
Sutil serão entregues até o Mundial.
R$ 3,6 milhões a mais para
restauração do Córrego Mané Pinto
Outra obra que
recebeu um aditivo
considerável foi a de
restauração do
Córrego Mané Pinto,
na Av. Oito de Abril,
com implantação do
Coletor Tronco. O
contrato inicial com a
Engeglobal
Construções Ltda era
de 19,8 milhões,
assinado em 21 de
novembro de 2012.
No dia 1º de
novembro de 2013,
um ano depois, o
Diário Oficial publica
termo aditivo de R$
3,6 milhões, passando
o contrato com a
empreiteira a ter o
valor de R$ 25,4
milhões.
Outras duas obras
receberam aditivos: a
da Avenida Camboriú,
no Parque Geórgia,
que subiu de R$ 1,8
milhão para R$ 2,08
milhões, e o
prolongamento na Rua
dos Eucaliptos, que
passou de R$ 1,7
milhão para R$ 1,9
milhão.
A ponte de
concreto pré-moldado
sobre o rio Coxipó,
trecho compreendido
entre a Avenida Beira
Rio e a Rua Antônio
Dorileo, com 155
metros de extensão, já
foi inaugurada pelo
governador Silval
Barbosa. O que
poucas pessoas sabem
é que ela ficou R$ 818
mil mais cara. Contrato
foi assinado com a
empreiteira Atrativa
Engenharia Ltda no dia
25 de junho de 2012
no valor de R$ 5,1
milhões. No dia 8 de
julho de 2013, um ano
depois, a Secopa
autorizou aditivo de R$
683 mil, elevando o
preço da obra para R$
5,8 milhões.
Obra de
ponte sobre o
Coxipó subiu
R$ 818 mil
Trincheiras atrasadas
e a cada dia mais caras
As trincheiras que
estão sendo
construídas em Cuiabá
também estão saindo
mais caro do que o
previsto e com
diferenças de valores
que evidenciam a falta
de planejamento do
Governo do Estado.
Só a trincheira da
Avenida Jurumirim, de
responsabilidade do
Consórcio Sobelltar,
recebeu um aditivo de
R$ 7,3 milhões,
elevando o valor da
obra para R$ 46,6
milhões e ainda está
longe de ser
concluída. A Secopa
Aeroporto: R$3,2 milhões
em três meses
O contrato inicial com
o Consórcio Marechal
Rondon para obras de
reforma no Aeroporto
Internacional Marechal
Rondon, em Várzea
Grande, era de R$ 77,2
milhões em dezembro de
2012. Em 19 de julho de
2013 a Secopa assinou um
aditivo no valor de R$ 484
mil, elevando o contrato
para R$ 77,7 milhões.
Apenas 20 dias depois, em
9 de agosto, novo aditivo
de R$ 718,5 mil. E dois
meses depois mais um
aditivo de R$ 2,01 milhões,
subindo para R$ 80,5
milhões o valor da reforma.
Além de ter sido avaliado
como o pior dentre as 12
cidades-sede da Copa
2014, o Marechal Rondon
tem uma das obras mais
atrasadas e mais caras.
Segundo a Secopa, o
último acréscimo de R$
2,01 milhões ao contrato
teria sido necessário devido
à alta dos preços de
materiais para construção e
para implementar
adequação no projeto
original, dentre outros itens
da planilha orçamentária.
Iniciadas em abril, as
obras de reforma do
aeroporto devem ampliar
a área atual de 5,46 mil
metros quadrados para
13,2 mil. Já a
capacidade de
passageiros deve subir de
2,5 milhões para 5,7
milhões ao ano.
pediu um aditivo de
prazo de mais 180 dias
ao prazo inicial.
Já a trincheira
Santa Rosa teve sua
previsão de custo
alterada de R$ 19,9
milhões para R$ 22,7
milhões. Ela deveria ter
sido entregue em
março. Também na
Avenida Miguel Sutil a
Trincheira Mário
Andreazza começou
com valor de R$ 1,7
milhão e em fevereiro
de 2013 ganhou
aditivo de R$ 1,4
milhão.
Outra que está
saindo mais caro para
os cofres públicos é a
Trincheira Mário
Andreazza, que ficou
R$ 422 mil mais cara
três meses após a data
da assinatura do
contrato com a Métrica
Construções Ltda. O
valor da obra em 24
de abril de 2013 era
de R$ 1,6 milhão. No
dia 23 de julho
passado, 90 dias
depois, o secretário da
Copa, Maurício
Guimarães, assinou
termo aditivo no valor
de R$ 422 mil,
elevando o preço da
obra de arte para R$
2.116.324,66.
2,3 milhões que seriam
para aquisição de
“estacas tipo raiz”. E no
outro aparece a
substituição deste tipo de
estaca pela “tipo hélice
contínua” ao custo de R$
14 milhões. Portanto, o
aditivo ficou em R$ 12
milhões, elevando o valor
total da Arena Pantanal
de R$ 342 milhões para
R$ 354 milhões.
A então Agência
Estadual de Execução dos
Projetos da Copa do
Pantanal (Agecopa), no
entanto, não justificou por
que decidiu trocar os tipos
de estacas quando a
obra já estava em
andamento, o que levou
à necessidade de novos
gastos não previstos na
planilha de custos. Ainda
sob a Agecopa, cujo
titular era Éder Moraes, o
contrato 009/2010
recebeu mais um aditivo,
desta vez no valor de R$
33,5 milhões.
Quando a gestão
das obras para o Mundial
foi transferida para a
nova pasta, a Secretaria
Extraordinária da Copa
(Secopa), o valor da obra
da Arena Pantanal sofre
uma redução de R$ 15,8
milhões e que seria para
expurgar a aplicação do
PIS/Cofins da taxa do BDI
e do ICMS e IPI.
No entanto, em julho
de 2012 o contrato sofreu
um superaditivo no valor
de R$ 60,6 milhões. A
esta altura o valor total
da obra passou para R$
432 milhões. E em março
de 2013, a Secopa pediu
mais um aditivo para
contratar serviços de
tecnologia da informação
(Consórcio CLE) e cujo
custo ficou em R$
98.193.406,00. Hoje a
obra da Arena Pantanal
já chega à casa de R$
550 milhões.
Secopa f o i imped i da de comp r a r po l t r ona s com s ob r ep r eço ,
ma s a i nda adqu i r i u o p r odu t o po r v a l o r e s a s t r onômi co s
Ape s a r do s ad i t i vo s , emp r e i t e i r o s r e c l amam
demo r a no s r epa s s e s do s pagamen t o s