EDIÇÃO IMPRESSA - 478 - page 6

CIRCUITOMATOGROSSO
CUIABÁ, 6 A 12 DEMARÇO DE 2014
POLÊMICA
P
G
6
MUNDIAL 2014
A 100 dias da Copa, que situação!
Governador já admite que VLT não funcionará até o evento e diz que não quer mais falar sobre obras da Copa
Rafaela Souza
e Di ego Freder i c i
Escolhida em maio
de 2009 como uma das
sedes da Copa, Cuiabá e
todas as outras regiões
agora estão na contagem
regressiva de 100 dias
para o início dos jogos.
Do total de 56 obras, 21
foram consideradas
principais para que
fosse dada prioridade na
conclusão, mas apenas
nove foram inauguradas.
Por isso, fica a forte
dúvida do que o turista
vai encontrar em Cuiabá
no mês de junho. Por
enquanto a população
continua enfrentando
dificuldades no
COT’S
Um trecho do mesmo relatório apresentado
pelo Crea, no dia 18 de fevereiro, aponta que
“projetando-se no tempo a quantidade de tarefas
para executar em função da equipe disposta,
esta obra não deverá estar totalmente concluída
a t é o mês de junho de 2014” .
Ou seja, se mais trabalhadores não fizerem
par t e da cons t rução dos cent ros , há r i sco de
que eles não fiquem prontos antes dos jogos. A
Secretaria Extraordinária da Copa de 2014
(Secopa) es t á cons t ruindo doi s COTs . Um nas
dependências da Universidade Federal de Mato
Grosso (UFMT) , na capi t a l , que es t á com as
obras a t rasadas , e out ro na Passagem da
Conceição, em Várzea Grande.
AEROPORTO
O passageiro que precisar utilizar o
Aeroporto Marechal Rondon vai encontrar falta
de estrutura no local, que ainda é um canteiro
de obras. Embarque e desembarque estão
comprometidos, pois o espaço continua limitado
para a execução da obra .
O estacionamento também diminuiu, pois o
espaço precisou ser ocupado pelas empreiteiras.
E quem necessita chegar ou sair do local tem
dificuldades no trajeto devido à falta de
sinalização e enfrenta grandes
congestionamentos. Atualmente a obra está 85%
concluída segundo a Infraero.
ARENA PANTANAL
Foco de várias polêmicas, que envolveram
compra de cadeiras superfaturadas e incêndio
em par t e da sua es t rutura , o es t ádio es t á
atualmente com sua estrutura 97% pronta e
deve ser ent regue a inda es t e mês , segundo a
Secopa. Com a primeira partida da Copa
marcada para o dia 13 de junho, o estádio ainda
deve receber times regionais e nacionais para
testes.
VLT E MOBILIDADE
Com prazo para ser entregue apenas em
dezembro de 2014 e utilização para o início de
2015, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT),
licitado por R$ 1,477 bilhão, é uma das obras
ma i s caras , esperadas e a t rasadas da Ma t r i z de
Responsabilidade.
Longe de poder ser usado, o VLT traz ainda
outros transtornos para a população, pois as
principais vias da cidade estão interditadas para
a implantação do modal, impedindo a livre
passagem dos car ros . A Secopa garant iu, há
uma semana, que entregaria até a Copa apenas
um t recho de 5 km do aeropor to, em Várzea
Grande, ao bairro Porto, em Cuiabá. Os outros
17 km podem ser conc luídos apenas em 2016,
segundo especialistas.
FAN FEST
Com capacidade prevista para atender até
56 mi l torcedores por di a , o Fan Fes t é um
espaço de entretenimento para os torcedores
que não conseguirem ir até o estádio. Contudo,
sua obra ainda nem saiu do papel, pois em
janeiro a licitação para iniciar as mudanças no
local foi cancelada e apenas no dia 24 de
fevereiro a Secopa lançou o novo edital, que
terá o resultado divulgado este mês, a menos de
100 dias para o início do evento.
“Não quero mais falar sobre
obras”, diz Silval Barbosa
RAIOS-XDAS OBRAS DACOPA
A menos de 100 dias
do Mundial de 2014, o
governador Silval Barbosa
(PMDB) afirmou que não
quer mais falar sobre as
obras que preparam
Cuiabá para receber a
Copa do Mundo. O
peemedebista também
preferiu não divulgar
datas para prováveis
inaugurações. ”Já falei
que não quero ficar
falando em obras. (...)
Assim que elas forem
ficando prontas, serão
inauguradas”, disse Silval
ao ser questionado sobre
uma possível agenda de
inaugurações.
Ele ainda tentou
justificar que as recentes
e constantes chuvas na
capital estariam
atrapalhando o andamento
dos trabalhos. “Estamos
passando um período
muito intenso de
chuvarada. Pelo menos é
o que estão dizendo
institutos como o Inpe,
nunca choveu tanto no
período como agora”,
amenizou.
No entendimento do
governador, independente
de quando forem
concluídas, o importante
é que as obras serão
entregues à população.
O governador ainda
criticou aqueles que,
segundo ele, “vendem as
obras como a coisa mais
negativa do mundo,
quando, ao contrário, elas
são um legado que fica
para o Estado”.
VLT
Sobre o VLT, Silval
confirmou que o modal
poderá não estar em
funcionamento para a
Copa e não se mostrou
tão preocupado com a
conclusão do mesmo: ”O
VLT vai funcionar, talvez
não até a Copa. Temos
até o final do ano para
construir essa obra. Se
não ficar 100% pronta, se
conclui depois”.
Por fim, o
governador disse que os
trabalhos estão sendo
executados pensando na
totalidade da obra (22
km), mas admitiu que “o
que der para testar e
inaugurar até a Copa,
bem, o que não der,
inaugura no final do
ano”.
(Com Camila
Ribeiro e Aline
Coelho)
cotidiano devido aos
atrasos.
As trincheiras estão
entre as obras que mais
preocupam. Algumas
delas, como a da Av.
Jurumirim, que possui
quase 1 km de extensão
(916 metros),
começaram em abril de
2012, há quase dois
anos. Depois de
sucessivos atrasos, o
governo promete
entregar o complexo em
maio de 2014.
Outra construção
atrasada, a da trincheira
do Verdão, que teve
início em 2012, está
prevista para ser
entregue no mês de
realização do Mundial da
Fifa, em junho de 2014.
A obra de mobilidade é
uma das mais
importantes, tendo em
vista que irá auxiliar no
acesso à Arena Pantanal.
Além da demora, a
retirada das adutoras da
Companhia de Águas do
Brasil (CAB Ambiental)
não é o único problema
encontrado em outro
complexo, no bairro
Santa Rosa. No dia 18
de fevereiro deste ano,
um relatório do
Conselho Regional de
Engenharia e Agronomia
de Mato Grosso (Crea)
apontou que uma parte
da trincheira apresenta
uma rachadura de
0,7mm, podendo
acarretar “risco de
colapso da peça ou a
notória perda das
características de
integridade, segurança,
durabilidade e
impermeabilidade”,
segundo o órgão.
De acordo com o
governo, a obra de
mobilidade, que estava
prevista para ser
inaugurada em dezembro
de 2013, deve sair em
março de 2014.
O Complexo Viário
do Tijucal, tido como
uma das obras mais
modernas de mobilidade
urbana em Cuiabá, é
outro projeto que só
deve sair do papel e, de
fato, beneficiar a
população, em maio
próximo. Orçada em R$
36 milhões – R$ 6
milhões a mais do que o
previsto inicialmente – a
construção deve ter ao
menos o elevado
liberado para tráfego de
veículos ainda no mês
de março.
Fotos: Mary Juruna
A pouco menos de 100 dias da Copa 2014, atrasos colocam em dúvida conclusão de obras
Veículos transitam ao lado de máquinas em
operação, atestando o caos no trânsito
Governador Silval Barbosa já demonstra falta de argumentos para falar sobre obras em atraso
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