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CIRCUITOMATOGROSSO
CUIABÁ, 1 A 7 DE MAIO DE 2014
CAPA
P
G
8
www.circuitomt.com.br
MINISTRO DO TCU
“Falta competência e governança”
Para o presidente do TCU, Augusto Nardes, o principal problema do VLT em Cuiabá foi a falta de planejamento e governança.
Rafaela Souza
O ministro e
presidente do Tribunal de
Contas da União (TCU),
Augusto Nardes, em
entrevista exclusiva ao
Circuito Mato Grosso
,
não poupou adjetivos para
classificar o desempenho
do Governo do Estado em
relação às obras
anunciadas para a Copa
2014. “Foi constatado que
em Mato Grosso não
houve bom planejamento
para a realização da Copa
e a consequência são as
obras que estão
caminhando a passos de
tartaruga, o que é um
prejuízo imenso para a
população e para imagem
do Estado”.
O ministro, que
esteve em Cuiabá no dia
25 de abril para realizar
palestra sobre
planejamento aos
prefeitos mato-
grossenses, destacou o
que ele chamou de falta
de competência dos
gestores que assumem
cargos sem realizar
planos de trabalho ao
longo do mandato.
E destacou o Veículo
Leve sobre Trilhos
(VLT), prometido como
uma das maiores
benfeitorias da atual
gestão, e que, no entanto,
foi mal planejado desde o
início, inclusive sendo
alvo de disputa com a
primeira opção que era o
BRT (Bus Rapid Transit).
“Eu sou admirador e
“A consequência são as obras que
estão caminhando a passos de
tartaruga, o que é um prejuízo
imenso para a população e para
imagem do Estado.”
“Sou um admirador de Mato Grosso,
mas é lamentável que as obras da
Copa foram feitas sem
planejamento, sem governança.”
“Não posso antecipar um decisão do
Pleno sobre o VLT em relação ao
Estado não ter cumprido o prazo,
pois isso só pode ser decidido em
votação. Mas, como o processo
ainda está em andamento, não se
pode excluir o risco do VLT ficar
fora do pacote de obra das Copa”
defensor de Mato Grosso,
mas infelizmente temos
uma situação lamentável,
pois as obras da Copa em
Cuiabá foram realizadas
sem planejamento
antecipado e adequado
por falta de governança”,
desabafou Nardes.
A avaliação do
ministro foi realizada com
base nos relatórios
emitidos pelo Tribunal de
Contas do Estado (TCE).
Na última inspeção,
realizada no dia 31 de
março, o TCE informou
que a obra está em apenas
50,3% e que há
necessidade de acelerar o
andamento na estiagem ou
haverá novo retardamento
caso não fique pronta até
o próximo período
chuvoso. O exemplo
citado no relatório foi o
da Trincheira do Zero,
onde a primeira parte dos
trilhos deve ser instalada.
Segundo o TCE,
ainda há serviços críticos
envolvendo drenagem,
terraplanagem e
pavimentação que só são
passíveis de serem
realizados no período
seco, contudo há um
grande risco de não haver
tempo hábil.
O relatório destacou
também que houve
melhoras
significativas nos
trechos da linha 1
visitados pelo TCE,
mas ainda são
insuficientes,
precisando assim
que os trabalhos
sejam redobrados,
pois, na situação em
que está, será difícil
o governo cumprir a
promessa de deixar
pronto o trecho
Aeroporto-Porto até o
dia 31 de maio.
O OUTRO LADO
Em nota, a
Secretaria Extraordinária
da Copa 2014 (Secopa)
rebate as críticas do
ministro Nardes. “As 56
obras são fruto da
oportunidade gerada pela
realização da Copa do
Mundo em Cuiabá.
Mesmo diante das
dificuldades, a
oportunidade que foi
proporcionada ao Estado
de Mato Grosso se
sobressai, não
permitindo o
acovardamento e o não
enfrentamento das
situações encontradas”.
ITENS
REPROVADOS NO
MARECHAL
RONDON
- Disponibilidade de
meio-fio: Nota 1,93
- Disponibilidade de
táxis: Nota 3,24
- Distância caminhada
no terminal: Nota 3,62
- Atendimento dos
funcionários:
Nota 3,72
- Instalação de
alimentação: Nota 2,71
- Conforto acústico:
Nota 3,18
Marechal Rondon, o
pior aeroporto do país
A Secopa assumiu as
obras do Aeroporto
Internacional Marechal
Rondon, em Várzea
Grande, e que também
está longe de serem
concluídas até a
realização do Mundial.
Tanto que após
apresentar ligeira melhora
no último levantamento
divulgado pela Secretaria
da Aviação Civil, o
Marechal Rondon voltou
a figurar em último lugar
em uma nova avaliação de
desempenho dos 15
principais aeroportos do
país. Para piorar, o
desempenho foi o mais
baixo dos últimos 15
meses.
Numa escala de 1 a
5, o Marechal Rondon
obteve a nota 3,26 no que
diz respeito à satisfação
geral dos passageiros,
abaixo da média nacional,
que foi de 3,81. O
aeroporto mais bem
avaliado foi o de Natal,
com a nota 4,27.
Os dados foram
divulgados pela Secretaria
da Aviação nesta
segunda-feira (28), com
base em pesquisa
realizada no primeiro
trimestre de 2014, com
18.062 passageiros.
O levantamento levou
em consideração 41
quesitos e a análise
mostra que, no aeroporto
de Várzea Grande, a
maior insatisfação é em
relação ao valor da
alimentação. Os
passageiros atribuíram a
nota 1,90 nesta área.
Também deixam a
desejar os itens
relacionados ao
estacionamento. Quanto à
instalação, o aeroporto
recebeu nota 2,03 (último
colocado) e em relação ao
custo do estacionamento
a nota foi 2,14.
Em um dos itens,
‘Tempo na fila do check-
in de autoatendimento’, o
Marechal Rondon
conseguiu pontuação
máxima (5).
“Com os dados
coletados dos usuários,
nós passamos a exigir de
cada aeroporto que
apresente um plano de
gestão para melhorar o
desempenho exatamente
naquilo que o cliente está
reclamando”, explica o
ministro-chefe da SAC,
Moreira Franco.
O Tribunal de Contas
da União (TCU),
responsável pela
fiscalização da aplicação
dos recursos federais
cedidos a título de
empréstimo ao Governo de
Mato Grosso, já havia
destacado em 2012 que o
prazo para a construção
do VLT não seria
cumprido. E caso isso
acontecesse, o
financiamento liberado
pela Caixa Econômica
seria cortado e o Estado
deveria arcar com os
custos, sem a ajuda
financeira de R$ 423,7
milhões.
Dois anos se
passaram após essa
advertência e o processo
TCU já previa atraso
do VLT há dois anos
TC-017.080/2012-6 ainda
está em andamento no
TCU aguardando
julgamento, apesar de o
TCE ter comprovado em
relatórios o atraso e o
Governo do Estado ter
admitido que apenas em
dezembro uma das linhas
será entregue.
De acordo com
Augusto Nardes, o
relatório ainda está nas
mãos do ministro Waldir
Campello, responsável
pela ação, e que por isso
ainda há o risco de o
VLT ser excluído como
uma das principais obras
da Copa.
“Não posso antecipar
um decisão do Pleno
sobre o VLT em relação
ao Estado não ter
cumprido o prazo, pois
isso só pode ser decidido
em votação. Mas, como o
processo ainda está em
andamento, não se pode
excluir o risco do VLT
ficar fora do pacote de
obra das Copa”, explica o
presidente do TCU.
O secretário estadual
do TCU, Waldemir Paulino
Paschoiotto, informou,
porém, que dos R$ 1,2
bilhões de empréstimo
concedidos pelo BNDS e
Caixa, aproximadamente
R$ 700 milhões já foram
repassados para o
governo. “O dinheiro está
sendo liberado de acordo
com o avanço das obras”,
frisou Paschoiotto.
Presidente do TCU, Augusto Nardes, destaca que atrasos nas
obras foram falta de planejamento e competência política
VLT pode sair da lista de obras da Copa de acordo
com processo que está em andamento no TCU
Aeroporto Marechal Rondon foi novamente
classificado como o pior do país
Foto: André Romeu
Foto: Reprodução
Foto: André Romeu