This is a SEO version of 361. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »CIRCUITOMATOGROSSO
CUIABÁ, 6 A 12 DE OUTUBRO DE 2011
CIDADES P G 6
www.circuitomt.com.br
PROIBIDO ESTACIONAR Policial no aeroporto é multa na certa
Antes, 18 policiais estavam atuando no local enquanto violência só aumenta. Comandante da PM explica que todas as reivindicações da corporação foram negadas pela Infraero. Por Poliana Almeida - Especial para o Circuito Mato Grosso. Fotos: Lucas Ninno
Depois de uma atuação rigorosa no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, que gerou revolta em muitos motoristas, a Polícia Militar desativou o posto e parou de aplicar multas constantes aos motoristas que paravam em frente aos locais de embarque e desembarque, mesmo que estacionassem apenas por alguns minutos. Ao todo, 18 policiais haviam sido designados
exclusivamente para fazer a segurança do local, enquanto o índice de criminalidade só aumenta na Baixada Cuiabana. O serviço foi paralisado diante de um impasse com a administração do aeroporto, como informou o comandante Regional, Coronel Pery Taborelli. Ele explicou que foi encaminhado ofício à Superintendência da Empresa Brasileira de Infraestrutura
Aeroportuária (Infraero) solicitando condições mínimas de trabalho aos policiais que estavam atuando no local, como, por exemplo, a
implantação de banheiro específico no posto policial.
Entretanto, todos os pedidos foram negados. “Pedimos que os recrutas colocassem os cones para organizar o trânsito de veículos, só que, infelizmente, não querem contribuir com esse trabalho. Então, não há condições de continuar no local”, frisou Taborelli. Segundo o Coronel, a maioria dos servidores
que estava trabalhando no aeroporto havia sido chamada no último concurso da PM, denominados recrutas. Taborelli avisa que a situação é provisória. Em breve o posto será reativado. Contudo, somente quando as reivindicações forem devidamente atendidas. Apesar do interesse demonstrado pela polícia em manter a segurança no aeroporto, a
concentração de agentes em frente ao local nos últimos meses não vinha sendo vista com bons olhos pela população, já que, além de descobrir o policiamento que deveria combater a violência na cidade, os motoristas estavam transtornados por não ter onde parar. “É um absurdo só ter uma opção de estacionamento (um particular situado em frente ao aeroporto) e eles podem cobrar o tempo que quiser, sem contar que já tem uma demanda muito grande. Nos horários de pico é difícil até achar vaga no estacionamento pago”, criticou a médica cardiologista, Gabriela Nogueira, de 38 anos, que aguardava a filha chegar de viagem em frente ao terminal de desembarque. Para ela, é preciso ampliar as áreas de estacionamento e evitar o monopólio de apenas uma empresa no local.
No estacionamento pr ivat ivo é cobrado R$ 5,00 para guardar o carro pelo per íodo de uma hora e o valor da diár ia é f ixado em R$
30,00. Desde 1996, o espaço era explorado por meio de concessão públ ica por uma empresa pr ivada. Até que, recentemente, por recomendação do Ministér io Públ ico
Estadual (MPE) foi fei ta uma l ici tação e cont ratada uma nova empresa, segundo o Secretár io Ext raordinár io de Acompanhamento da Logíst ica Intermodal de
A ampliação prevê o alargamento da pista de desembarque, que deverá ter 23 metros de largura e área exclusiva para vôos internacionais
Transpor tes do Estado, Francisco Vuolo.
AMP L I AÇÃO
A previsão é que o estacionamento, atualmente vinculado à Infraero, seja ampliado de modo a dobrar o número de vagas oferecidas. “Será ampliado para mais de 400 vagas, mas o projeto não está concluído, pois depende do acesso viário”, adiantou Vuolo, ao avaliar, no entanto, que o número exato de vagas só será definido após a conclusão do projeto do
estacionamento, que foi prejudicado pelo impasse envolvendo a escolha do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) como sistema coletivo de transporte para a Copa de 2014, da qual Cuiabá será uma das 12 subsedes. Ocorre que o projeto original previa o trânsito dos ônibus, carros, caminhões no mesmo nível. Agora, está prevista a construção de um elevado junto à rotatória do aeroporto, evitando que os veículos cruzem com o VLT. Conforme o secretário, assim que o governo do Estado optou pelo VLT, a Secretaria Extraordinária de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes do Estado (Selit) e a extinta Agência Estadual de Execução dos Projetos da Copa do Pantanal (Agecopa) iniciaram trabalhos no sentido de fazer as adequações requisitadas pela Infraero. Sobre a
administração do estacionamento, Vuolo afirmou que vai viajar para Brasília nesta semana e, entre os assuntos da pauta, está a forma como o espaço será controlado após a conclusão das obras de ampliação e reforma. Portanto, caberá a Infraero decidir se apenas uma ou mais empresas irão gerir o local. A ampliação prevê o alargamento da pista de desembarque, que deverá ter 23 metros de largura, área exclusiva para vôos internacionais, construção de um freeshop, além de oito novos boxes, quatro esteiras e outra para desembarque internacional, como consta no projeto. A obra do Aeroporto Marechal Rondon, estimada em R$ 87,5 milhões, representa 1,55% do total de R$ 5,5 bilhões a ser investidos em todos os aeroportos pelo Governo Federal até a realização da Copa do Mundo.
“A construção deve demorar um ano e meio, deve ficar pronta em dezembro de 2013, prazo mais que suficiente para a Copa do Mundo 2014”, enfatiza Vuolo, refutando mais uma vez os estudos que apontam que a obra não estará pronta até a realização do Mundial. Em abril deste ano, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou uma pesquisa dizendo que pelo menos nove dos 13 aeroportos do país que estão em obras não devem ficar prontos, entre eles o de Cuiabá.
A concentração de agentes em frente ao local nos últimos meses não vinha sendo vista com bons olhos pela população, já que os motoristas não têm onde parar
This is a SEO version of 361. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »