CIRCUITOMATOGROSSO
CUIABÁ, 29 DE MAIO A 4 DE JUNHO DE 2014
CULTURA EM CIRCUITO
PG 5
www.circuitomt.com.br
Rosemar Coenga é
doutor em Teoria Literária e
apaixonado pela literatura de
Monteiro Lobato
cultura@circuitomt.com.br
ALA JOVEM
Por Rosemar Coenga
POESIAE DRAMATURGIAEMCENA
COACHING
Por Iracema Borges
Iracema Irigaray N. Borges,
mãe de 3 anjos, ama comer tudo com
banana, coach pelo ICI- SP, sonha
em dar cursos na África, Índia,
EUA, onde o destino a levar.
cultura@circuitomt.com.br
iracemairigaray@hotmail.com
BUSQUE DENTRO DE VOCÊ
Um dos maiores presentes que um
coach ou alguém pode lhe dar é a
atenção. De acordo com Chade-Meng
Tan, autor do livro
Busque Dentro de
Você
, quando conseguimos PARAR tudo
que estamos fazendo e dedicar alguns
minutos a alguém, fortalecemos nossa
autoestima, liderança e foco. Estar
presente em um diálogo tem sido um dos
grandes desafios da atualidade; telefones,
e-mails, falta de
planejamento
pessoal causam
uma mente inquieta
e culpada. O autor
ressalta que este
exercício de
compaixão
PRECISA ser
resgatado por meio
de ações simples,
mas que passam
uma mensagem
poderosa. Quando
alguém vier lhe
procurar, se puder
conversar, PARE
TUDO, VIRE-SE
para a pessoa,
OLHE nos olhos
dela e diga quanto
tempo disponível você possui, caso
contrário informe que NESTE momento
não poderá dar a atenção que a pessoa
MERECE e marque quando isso será
possível.
“Ouvir é mágico: transforma a
pessoa, antes um objeto opaco ou
ameaçadoramente escuro, numa
experiência íntima e, portanto, num
amigo. Assim, ouvir amansa e
transforma o ouvinte” (Norman
Fischer).
Durante esta semana procure
estar atento à forma como você ouve, se
eu fosse perguntar ao seu chefe, colegas
de trabalho, parceiro(a), amigos e sua
familia como você ouve, o que eles
reclamarian de você? Pare alguns
minutos e liste essas reclamações.
Assim, você possui um norte, uma noção
por onde começar, escolha uma área,
como colegas de trabalho, por exemplo,
e pratique sua melhor escuta. Alguns
clientes dizem que há pessoas que não
têm “desconfiômetro”, mas digo e repito
sempre: as pessoas fazerm conosco
aquilo que permitimos. Gostaria de
finalizar com a estória que uma amiga me
contou há algum tempo: “Meu filho de 11
anos um dia me disse: mãe, você me
OUVE, mas você me ESCUTA?”.
Nascido em 1898 no inter ior de
uma Espanha rural excessivamente
catól ica e aristocrát ica, Federico
García Lorca tornou-se um dos
expoentes máximos da literatura
espanhola e mundial . Sua obra
teatral , impossível de ser separada
de sua poesia, tornou-se
bastante conhecida por sua
envergadura t rágica e por sua
universal e recorrente temát ica de
amor, morte e l iberdade. Menos
di fundidos, mas não menos
impor tantes, encont ram-se o
espí r i to lúdico e as formas de
expressão não real istas que marcam
toda a sua dramaturgia.
Lorca quer ia que seu teat ro
chegasse ao povo, que at ingisse as
pessoas mais simples , com as quais
convivera desde criança. Uma forma
de expressão capaz de propiciar a
concret ização desses anseios foi o
teat ro de bonecos popular ( técnica
de luvas) conhecido como teat ro de
t í teres ou guiñol (na Espanha) –
cujas representações presenciadas
nas praças e feiras andaluzes
exerceram profunda influência sobre
o imaginário de Lorca desde sua
mais tenra infância.
A obra
Os t í teres de porrete e
outras peças
(2007), publ icado pela
Edi tora Comboio de Corda, faz parte
do acervo do Programa Nacional
Biblioteca da Escola (PNBE). A peça
reúne t rês peças de juventude do
extraordinário poeta espanhol
Feder ico García Lorca. São elas:
Do
amor,
peça que abre o volume, nela o
lei tor se surpreenderá com a
conversa espinhosa, mant ida ent re a
Pomba e o Porco, a propós i to da
crueldade do homem e de uma
possível reação dos animais cont ra
ele. Em seguida, há a del icada
fábula da
Carvoeirinha –
a pobre
menina que trabalha à beira do fogo,
sempre suja, obrigada pelo pai a
estudar matemát ica quando o que ela
quer realmente é arrumar um
namorado, mesmo que seja fei to de
sonho. Fechando o volume, temos
uma peça para teat ro de bonecos:
Os
t í teres de porrete.
Lendo-a, você se
divert irá com as art imanhas de Sinhá
Rosinha, às vol tas com o
autori tarismo de seu pai .
Nas t rês peças escr i tas para o
públ ico jovem você i rá encont rar os
arroubos l í r icos , a i rreverência e a
defesa expl íci ta da l iberdade, marcas
inconfundíveis do imaginário de
Lorca, e você vai mergulhar com
alegria e provei to nas próximas
páginas.