CCBot/2.0 (http://commoncrawl.org/faq/)

Circuito MT

Publicidade

Back Editorias Geral Marte se aproxima da Terra e pode ser visto no céu

Marte se aproxima da Terra e pode ser visto no céu

Fonte: Assessoria | CLIMATEMPOEntre os dias 03 e 05 de março, acontecem dois eventos astronômicos. O primeiro é acerca da posição de Marte em relação a Terra. Durante esses dias, será possível ver o planeta vermelho a olho nu, logo após o por do sol e durante toda noite.

O astrônomo Marcos Calil explica como observar o planeta "A contemplação de Marte pode ser realizada facilmente com auxílio do telescópio ou a olho nu, mesmo nas grandes cidades durante esse mês. Logo após o pôr do sol que ocorre no horizonte oeste, o observador deverá virar 180 graus e observar o horizonte leste. Pouco acima desse horizonte o planeta Marte poderá ser contemplado. Com o avançar das horas o planeta estará cada vez mais acima da linha do horizonte, até que por volta da meia noite atingirá sua máxima altura. Depois disso, com o avançar das horas o 'deus da guerra' se dirige lentamente para o horizonte oeste.".

Além disso, às 14:00, horário de Brasília, do dia 05 também, Marte estará mais próximo da Terra, de acordo com Calil, neste horário, o nosso vizinho se localizará a apenas 100.784.172 km de distância de nós. No entanto como neste horário não será possível visualizar o planeta, pois é dia no Brasil, a madrugada do dia 04 pro dia 05 é o melhor horário para os adoradores de astronomia observarem o planeta vermelho.
 
Apesar da possibilidade de ver Marte a olho nu, durante o começo deste mês, ele não ficará muito visível como a lua, por exemplo. Então para quem gosta de observar o céu, se você perceber nestes próximos dias uma grande estrela brilhante e vermelha no céu, é Marte se aproximando da Terra e aproveite porque a próxima aproximação de Marte com Terra só será em 14 de abril de 2014.



Fonte: Assessoria | CLIMATEMPO



Veja também:
  22/07/2014   Paredão de antiga usina reaparece com seca do Rio Verde em Varginha
  22/07/2014   Arena Pantanal tem o 6º melhor público na rodada de fim de semana do Brasileirão
  22/07/2014   Jovem com 'síndrome de puxar cabelos' usa YouTube como terapia
  21/07/2014   Casa Cor MT inova e realiza 10ª edição da mostra em shopping
  21/07/2014   Sejudh proíbe revista íntima nos visitantes das Unidades Penitenciárias em MT


Edições Impressa