Investigações identificam grupos que praticavam furtos
- Detalhes
- Publicado em Quarta, 08 Fevereiro 2012 17:20
Vários furtos de aparelhos de notebooks culminaram na operação “Matrix”, deflagrada pela Delegacia da Polícia Civil de Jaciara (144 km ao Sul), iniciada com investigações para identificar grupos distintos que praticavam furtos na cidade.
O trabalho finalizou no final de semana, com a detenção de 9 pessoas, entre elas três menores apreendidos. Cinco eram responsáveis pelos furtos e pela receptação dos produtos. Na operação, foram apreendidos cinco notebooks, uma televisão LCD 32’ e outros objetos. Todos os detidos são da região e têm passagens ela polícia, a maioria por crimes de tráfico de drogas e contra o patrimônio.
“Passamos a realizar essa operação para identificar quem furtava e quem receptava os aparelhos”, disse o delegado Marcos Sampaio Alves Ferreira, que deu início às investigações devido ao grande número de ocorrências de furto de notebook.
Conforme o delegado, os produtos apreendidos eram alguns trocados por drogas. O delegado não divulgou o nome dos investigados. Sampaio explicou que os responsáveis por furto não estavam mais na situação de flagrante e por isso não foi possível prendê-los. “Estes só foram identificados e qualificados e responderão em liberdade”, acrescentou o delegado.
Dos quatro receptadores, três irão responder por receptação culposa, já que ficou entendido que os mesmos tinham dúvida de que o produto era furtado, e os adquiriram. Por outro lado, um será autuado em flagrante, já que foi pego com a televisão e três notebooks. “Neste caso, há convicção de que ele sabia que era produto de crime, logo responderá por receptação dolosa”, detalhou o delegado
Com relação a penalidade dos crimes de furto e receptação, o delegado explicou que o receptador doloso é punido da mesma forma que o furtador. Pois aquele delito é tão grave quanto este e muitos querem se beneficiar, tirando vantagem, quando na verdade, sua conduta criminosa de receptar alimenta a outra”, finalizou Sampaio.
Aparelhos
Dos produtos, três já haviam sido repassados para outras cidades, pelos receptadores de Jaciara. Um notebook foi localizado no município de Jataí (GO), outro aparelho semelhante em Rosário Oeste e a televisão LCD 321, em Cuiabá. “Um furtou, outro receptou e repassou. A terceira pessoa a se envolver praticou também o crime de receptação”, enfatizou o delegado.
O delegado disse que os proprietários dos produtos não foram identificados e frisou a marca dos aparelhos, para que os responsáveis venham munidos de nota fiscal à delegacia. Trata-se de um notebook Philco, um Acer, um STI, um Positivo, um HP e outro de marca não mencionada. Um DVD Semp. Também foi apreendido um teclado de computador, uma bolsa e demais objetos de valor mais irrisório.
Fonte :Assessoria/PJC-MT

